Questão 12 do Concurso Prefeitura Municipal de Garuva - Enfermeiro - Prefeitura de Garuva- SC (2020)

A consulta de Enfermagem é um processo dinâmico que envolve várias dimensões interrelacionadas, simultâneas e contínuas para promover um atendimento generalista, centrado no ciclo de vida e na família. Na infância, a avaliação de parâmetros de crescimento e esenvolvimento durante a consulta de Enfermagem é capaz de detectar inúmeras alterações e a partir disso oferecer uma assistência de qualidade compatível às necessidades identificadas. Sobre a consulta de enfermagem em puericultura, os parâmetros utilizados e as ações a serem realizadas pode-se afirmar:

  • A O profissional enfermeiro deve investigar as eliminações quanto à frequência e aparência (cor, odor, consistência) das fezes e urina da criança, atentando-se quanto a continência no decorrer do crescimento e desenvolvimento da criança. O controle do esfíncter anal inicia-se por volta dos 24 meses, o vesical aos 18 meses e o vesical noturno é esperado até os 5 anos de idade.
  • B O enfermeiro deve solicitar à mãe o cartão da criança e verificar se o esquema vacinal está completo para a idade da criança. Caso o esquema esteja incompleto, o enfermeiro deve registrar no cartão nova data para retorno e vacinação além de orientar quanto a vacina, os benefícios, riscos e possíveis eventos adversos.
  • C Na avaliação do padrão de higiene, o enfermeiro deve considerar a quantidade de banhos, os produtos utilizados e as queixas quanto à integridade da pele da criança. Na assadura amoniacal ou de fralda a mãe deve ser orientada quanto à necessidade de troca de fraldas frequentes e uso de pomada de barreira.
  • D O enfermeiro deve avaliar a alimentação e hidratação da criança respeitando as condições econômicas e culturais da família. Deve ainda investigar a qualidade, quantidade, modo de preparo, higiene no preparo e conservação, porções, horários e frequência, incentivando a ingesta de água desde os primeiros meses de vida para garantir a hidratação adequada.