Questão 38 Comentada - Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - 11ª Região (SC) Especialista Serviços de Desenvolvimento Humano - Prova Ibest (2025)

A respeito da rotatividade de pessoal (turnover), é correto afirmar que

  • A A rotatividade de pessoal está diretamente relacionada ao aumento contínuo de energia e recursos das organizações, independentemente de saídas de colaboradores.
  • B O conceito de entropia negativa ou negentropia, no contexto da rotatividade, é irrelevante para a sobrevivência e equilíbrio das organizações.
  • C A rotatividade de pessoal, ou turnover, descreve exclusivamente o desligamento dos colaboradores de uma organização, sem considerar as entradas de substitutos.
  • D A compensação do fluxo de desligamentos por novas admissões é uma característica essencial para o equilíbrio dinâmico das organizações, garantindo sua integridade e sobrevivência.
  • E Os desligamentos sempre ocorrem por iniciativa do funcionário, excluindo qualquer possibilidade de desligamento por decisão da organização.