Questão 28 do Concurso Prefeitura de Campinas - Professor de Educação Básica IV (PEB IV) Educação Especial - VUNESP (2025)

De acordo com Mendes et al. (2006), na obra A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil, a partir da década de 1970, as escolas comuns passaram a aceitar crianças ou adolescentes deficientes em classes comuns, ou, pelo menos, em classes especiais. Nessa época, surgiu nos Estados Unidos um sistema em cascata, com diferentes níveis ou graus de integração. Tal sistema pressupunha uma possibilidade de mudança de nível para o aluno, buscando um grau maior de integração escolar com base nas potencialidades e no progresso do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta uma crítica correta em relação ao sistema de integração.

  • A O uso irrestrito de uma concepção mais ampliada do conceito de normalização, no sentido de evitar-se a colocação de todo e qualquer aluno na classe comum da escola regular era a concepção mais recorrente.
  • B A passagem de alunos com necessidades educacionais especiais de um nível de serviço mais segregado para outro, raramente, acontecia, pois dependia unicamente dos progressos da criança.
  • C Todos os modelos de integração pressupunham a substituição dos serviços já existentes e uma opção preferencial pela inserção na escola comum, mas, contudo, especificamente em classes especiais.
  • D A integração escolar era concebida como uma questão de tudo ou nada, composta por vários níveis, pelos quais o sistema educacional não necessitava prover meios mais adequados para atender as necessidades dos alunos.
  • E As políticas oficiais de integração escolar resultaram em práticas quase permanentes de inclusão total ou parcial e eliminaram a necessidade de buscar novas formas de assegurar a presença e a participação do aluno na comunidade.