Questão 5 Comentada - Fundação Cultural Palmares (FCP) - Administração e Planejamento - CETRO (2014)

A crônica “Filho da dor e pai do prazer”, de Santiago Dias, inicia-se com uma menção ao passado escravocrata:

Uma vez, um negro velho contou-me que, no tempo da escravidão, os homens dormiam acorrentados nas barras de ferro que havia nas paredes das senzalas. Depois de trabalhar exaustivamente e maltratados, tinham que se ajeitar para descansar de qualquer maneira naquele lugar sujo e fétido.

(O Plantador de manhãs. Crônicas. Inédito).

Percebe-se a denúncia do tratamento dispensado aos escravos, e a referência à dura realidade a que estavam submetidos na sociedade escravocrata.

Se, por um lado, o sofrimento e a insatisfação eram motivo de tristeza, por outro, o samba e a capoeira representavam alegria e prazer. A dualidade dor/ prazer anda lado a lado. Privados da possibilidade de serem donos de si mesmos, os escravos viam, na manifestação cultural afro-brasileira, uma maneira de manter viva sua tradição ancestral. Para tanto, faziam uso de alguns artifícios, como tocar durante a noite e usar instrumentos como código de comunicação, inclusive durante fugas, a fim de enganar os perseguidores que pensavam ser canto de LITERAFRO – www.letras.ufmg.br/literafro pássaros.

Assim, os afrodescendentes conseguiam preservar parte de sua cultura. Neste sentido, o samba surge, nas senzalas, como forma de sufocar a dor e o lamento e como forma de resistência, para depois se configurar como manifestação tipicamente afro-brasileira. Por isso, o samba é entendido como “filho da dor e pai do prazer”.

O samba, enquanto manifestação cultural afro-brasileira, nasceu da influência de ritmos africanos adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e, ao longo do tempo, sofreu transformações de caráter social, econômico e musical até atingir as características conhecidas hoje. É a respeito disso que nos fala Santiago, na crônica citada. Nela, o autor apresenta os elementos que compõem o samba e ao mesmo tempo resgata a identidade cultural dos seus ancestrais, construindo a história desse ritmo através da descrição dos elementos de percussão que o acompanham.



De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às classes de palavras, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, no trecho, a classificação correta dos vocábulos destacados abaixo.

“Percebe-se a1 denúncia do tratamento2 dispensado aos escravos, e a referência à dura realidade a3 que4 estavam submetidos na sociedade escravocrata5 .”

  • A 1. artigo/ 2. adjetivo/ 3. artigo/ 4. pronome relativo/ 5. substantivo
  • B 1. preposição/ 2. substantivo/ 3. preposição/ 4. conjunção/ 5. adjetivo
  • C 1. pronome/ 2. adjetivo/ 3. artigo/ 4. pronome relativo/ 5. adjetivo
  • D 1. artigo/ 2. substantivo/ 3. preposição/ 4. conjunção/ 5. substantivo
  • E 1. artigo/ 2. substantivo/ 3. preposição/ 4. pronome relativo/ 5. adjetivo