Questões de Design Gráfico da Defensoria Publica do Estado de Rondônia

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As cores são frutos das emissões e reflexões da energia luminosa. As sínteses cromáticas são frutos da origem da luz percebida. Para as artes gráficas o conhecimento dessas sínteses é importante para a compreensão do funcionamento de diversos aspectos. A síntese aditiva é a que reflete o funcionamento da luz emitida, e a síntese subtrativa é a que reflete o funcionamento da luz refletida. As cores primárias da luz e das tintas gráficas são representadas, respectivamente, pelas siglas:

  • A CMYK e Pantone;
  • B CMYK e RGB;
  • C RGB e CMYK;
  • D RGB e Pantone;
  • E RGB, CMYK e Pantone.

Em um projeto gráfico o uso das cores é fundamental para determinar não só aspectos estéticos como aspectos de legibilidade.

Entre as combinações cromáticas abaixo, aquela que apresenta maior grau de legibilidade é:

  • A fundo amarelo / letras em azul-violeta, pois o contraste entre cores complementares são os que melhor acentuam as diferenças entre as áreas;
  • B fundo azul-violeta / letras lilases, pois um contraste de tom sobre tom como esse harmoniza melhor a visualização das áreas e promove seu destaque;
  • C fundo vermelho / letras amarelas, pois o contraste por proximidade acentua suas diferenças;
  • D fundo branco / letras pretas, pois o contraste absoluto entre a presença integral da luz e sua ausência é o mais intenso possível;
  • E fundo verde / letras brancas, pois o contraste elevado entre o fundo escuro e as letras claras promove a expansão de suas áreas e facilita sua percepção.

Antes da introdução de meios eletrônicos na área de criação gráfica, a arte-finalização depende fundamentalmente da habilidade manual dos profissionais de artes gráficas. Após a introdução dos equipamentos eletrônicos e programas gráficos nos setores de criação, há uma modificação radical dos procedimentos e no material enviado para a execução dos trabalhos de impressão. Sobre esse fato, é correto afirmar que:

  • A há um abandono definitivo das técnicas analógicas de ilustração, uma vez que os programas de edição de imagens em bitmap e/ou de edição de imagens vetoriais permitem que se obtenham mais facilmente todos os efeitos visuais que essas técnicas produzem;
  • B após um relativo abandono do uso das técnicas analógicas de ilustração, a percepção de que os programas de edição de imagens em bitmap e/ou de edição de imagens vetoriais não permitem a obtenção de todos os efeitos visuais realizados nas técnicas manuais promove o retorno do uso dessas técnicas em tipos específicos de impressos;
  • C há um abandono definitivo das técnicas analógicas de ilustração e finalização, uma vez que o uso de programas de edição de imagens em bitmap, de edição de imagens vetoriais e de edição de textos permite que se obtenha mais facilmente todos os efeitos visuais que essas técnicas produzem;
  • D após um relativo abandono do uso das técnicas analógicas de arte-finalização, necessidades concretas de determinados tipos de impressos promovem o retorno de técnicas como o paste-up, que os editores de texto não conseguem reproduzir;
  • E há um abandono definitivo das técnicas analógicas de ilustração, uma vez que os programas de edição de texto permitem que se obtenha mais facilmente todos os efeitos visuais que essas técnicas produzem.

O formato de documento portátil – PDF (Portable Document Format) – é atualmente o padrão adotado pela maioria dos sistemas de workflow dos principais fabricantes de equipamentos gráficos no mundo. Suas diversas vantagens fazem com que no Brasil o PDF também seja indicado como padrão pela ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica. Uma das maiores vantagens dos arquivos do tipo PDF é a compactação de dados, que permite a otimização do tempo de processamento. Seguindo as normativas da ABTG, sobre esse aspecto, é correto afirmar que:

  • A imagens coloridas em tons de cinza (color images e gray-scale images) são ajustadas para que a resolução fique, no máximo, em 300 dpi; imagens com resolução acima dessa sofrem redução da resolução (downsampling) do tipo Bicúbico para se adequarem à resolução máxima;
  • B a redução de resolução (downsampling) de imagens coloridas em tons de cinza (color images e gray-scale images) incorporadas aos arquivos PDF reduz o seu tamanho, mas tem influência significativa na qualidade final de saída;
  • C o sistema de compressão deve ser ajustado pelo operador, permitindo a utilização de parâmetros que viabilizam qualidade máxima e compactação eficiente no arquivo, sem perdas ou alterações perceptíveis;
  • D imagens monocromáticas (traço) devem sofrer redução de resolução (downsampling) para evitar o surgimento de padrões de moiré em arquivos pré-reticulados, para tal se utiliza como algoritmo de compactação o CCITT Grupo 4;
  • E todos os textos, bem como os elementos vetoriais, devem ser comprimidos para que ocorra a redução do tamanho do PDF gerado; essa compressão não causa perdas, apenas reduz o tempo de conversão.

O gerenciamento de cores é um procedimento utilizado para evitar os problemas que surgem das disparidades de cores entre o que é visto na exibição do trabalho gráfico nos monitores, na sua reprodução nas impressoras digitais a título de leiaute ou prova e os resultados finais dos impressos nas gráficas. Os perfis ICC (International Color Consortium) são amplamente adotados na indústria gráfica por constituirem o padrão mais eficiente para o gerenciamento de cores. Esses perfis:

  • A definem uma estrutura universal independente de plataforma para perfil de cores, permitindo que as cores de qualquer canal de entrada ou saída sejam visualizadas em várias máquinas;
  • B contêm informações sobre o espaço de cores de cada dispositivo, compensando imperfeições ou variações, fornecendo uma reprodução fiel das cores sem limitações;
  • C incorporam formatos de imagem digital, como TIFF e JPEG – os mais comuns para a impressão –, fixando o perfil de cores adequado para a impressão de imagens do tipo bitmap;
  • D substituem com vantagens os perfis específicos de saída de cores das impressoras digitais e o controle de curvas colorimétricas usados anteriormente;
  • E possibilitam a criação de perfis específicos pelas gráficas para suas impressoras e demais equipamentos, dispensando a existência de padrões internacionais que não observam necessidades específicas.