Questões de Governança de TI do Banestes Seguros S.A

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Com relação ao MPS.BR, analise as afirmativas a seguir.
I. O nível A engloba o conjunto de processos da organização que estão no nível B, porém acrescidos de otimizações por meio de alterações e adaptações incrementais e inovadoras, para atender aos objetivos de negócio. II. A presença no nível C (definido) do processo de gerência de risco é uma das diferenças entre o nível D (largamente definido) e o nível C. III. O nível mais baixo de maturidade do MPS.BR é o nível F (parcialmente gerenciado), que representa o ponto inicial onde deve-se iniciar o gerenciamento de requisitos e de projetos.
Está correto somente o que afirma em:

  • A I;
  • B II;
  • C III;
  • D I e II;
  • E II e III.

O CMMI 1.3 é um modelo de referência para desenvolvimento, tendo como componente básico as áreas de processos, que são conjuntos de práticas que buscam satisfazer metas.
Essas metas e práticas podem ser de dois tipos, que o modelo denomina:

  • A primárias e secundárias;
  • B genéricas e específicas;
  • C abrangentes e seletivas;
  • D completas e setoriais;
  • E contínuas e descontínuas.

Sobre o COBIT 5, é correto afirmar que:

  • A continuou a ser dividido em 4 domínios, como na versão anterior;
  • B o ciclo de vida da implementação agora é dividido em 5 fases;
  • C essa nova versão do COBIT não permite alinhamento ao ITIL;
  • D passou a utilizar o modelo de capacidade, abandonando o modelo de maturidade da versão anterior;
  • E adotou o princípio de tratar a governança com a gestão de forma conjunta, sem distinção.

Acerca do ITIL V3, analise as afirmativas a seguir:


I. A operação normal de um serviço deve ser restaurada o mais rápido possível, de modo que o impacto seja mínimo, de acordo com o gerenciamento de incidentes.

II. Gerenciamento de capacidade é um dos processos do livro Desenho de Serviços.

III. Os acordos de níveis de serviço são gerados na fase denominada melhoria continuada do serviço.


Está correto somente o que se afirma em:

  • A I;
  • B II;
  • C III;
  • D I e II;
  • E II e III.

O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é uma técnica para controlar e melhorar as atividades de um processo, e compreende uma sequência de quatro fases.


Sobre o ciclo PDCA, é correto afirmar que:

  • A a verificação do grau de cumprimento do que foi planejado é realizada durante a fase denominada Act;
  • B na fase inicial, a de planejamento (Plan), são estabelecidos os objetivos do processo e os meios para alcançá-los;
  • C durante a fase Check, de monitoramento, são identificadas as principais falhas e adotadas medidas para melhorar a execução;
  • D durante a fase Do, identificam-se desvios ocorridos no processo e eventuais ações são realizadas para corrigi-los;
  • E existe uma variante do ciclo PDCA, chamada PDSA, onde foi substituída a fase de Check pela fase da Análise de Satisfação.