Questões de CMMI (Capability Maturity Model Integration) (Governança de TI)

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A respeito de qualidade de software, julgue o item seguinte.


Os níveis de maturidade do CMMI, em sua versão atual, vão até o nível 5, que representa a prática de otimização contínua dos processos.

  • Certo
  • Errado

A respeito de qualidade de software, julgue o item seguinte.


As várias disciplinas do CMMI são relativas à engenharia de software e visam oferecer uma solução eficaz para a melhoria dos processos da organização.

  • Certo
  • Errado

De acordo com o guia MR-MPS-SW:2023, que é compatível com o CMMI-DEV v2.0.

  • A nenhum processo pode ser excluído, total ou parcialmente, do escopo de uma avaliação MPS. Caso o Avaliador Líder detecte a falta de algum processo, a organização corre o risco de perder a certificação.
  • B a capacidade do projeto expressa o grau de refinamento e institucionalização com que os processos são executados na organização. O atendimento aos níveis de capacidade é requerido para todos os projetos.
  • C no nível de capacidade de processo G (CG-G), os produtos de trabalho selecionados são avaliados em relação ao processo e padrões aplicáveis. Os resultados são registrados.
  • D os processos Engenharia de Requisitos e Gerência de Projetos são os únicos presentes no nível G. Os resultados são acumulativos, assim, os resultados do nível G deverão estar presentes, com as mesmas características ou com evoluções, no nível F e acima.
  • E no nível de capacidade do processo F (CP-F), oportunidades de melhoria no processo são identificadas durante as atividades de garantia da qualidade.

Considere, por hipótese, que um Tribunal está adotando o CMMI-DEV v2.0. Para aumentar a previsibilidade dos resultados dos projetos, reduzir o retrabalho e garantir que os requisitos do cliente sejam cumpridos de forma mais eficiente, é necessário, dentre outras ações,

  • A estabelecer um controle rigoroso de qualidade com foco em auditorias periódicas nos processos, utilizando a área de prática IMP - Improving Performance da Área de Capacitação PCM - Process Management, para garantir que todas as mudanças sejam aprovadas e documentadas formalmente.
  • B priorizar a entrega rápida de funcionalidades, utilizando as áreas de prática MPM - Managing Performance & Measurement e PCM - Process Management da Área de Capacitação PMW - Planning & Managing Work, para aumentar a satisfação do cliente e reduzir o tempo de mercado (time to market).
  • C investir em treinamentos intensivos de desenvolvimento ágil para toda a equipe e implementar o Scrum como principal metodologia, como recomenda a área de prática OT - Organizational Training da Área de Capacitação ENQ — Ensuring Quality.
  • D adotar as áreas de prática CAR - Causal Analysis and Resolution da Área de Capacitação SI - Supporting Implementation e RDM - Requirements Development and Management da Área de Capacitação ENQ - Ensuring Quality que contribuirão para identificação das causas raízes dos defeitos e cumprimento dos requisitos do cliente de forma eficiente e eficaz.
  • E concentrar todos os esforços na automação de testes de soware para reduzir defeitos, conforme recomenda a área de prática VAL - Validation da Área de Capacitação PMW — Planning & Managing Work, para garantir que o produto final atenda aos requisitos dos clientes.

De acordo com o MR-MPS-SW: 2023, que é compatível com o CMMI-DEV v2.0, o propósito do processo REQ - Engenharia de Requisitos é definir, gerenciar e manter atualizados os requisitos das partes interessadas e do produto, garantindo que inconsistências entre os requisitos, os planos e os produtos de trabalho sejam identificadas e tratadas. Os resultados esperados, a partir de nível D, incluem que

  • A as necessidades, expectativas e restrições das partes interessadas ligadas à área de TI, tanto em relação ao produto quanto a suas interfaces, sejam identificadas.
  • B os requisitos sejam validados e que a validação possa ser realizada, entre outras formas, com uso de protótipos, demonstrações ou revisões.
  • C os planos, as atividades e os requisitos de trabalho relacionados sejam revisados.
  • D as avaliações de soluções sejam realizadas utilizando técnicas estatísticas e quantitativas para determinar se a solução pode ser aplicada
  • E os recursos materiais e o ambiente de trabalho necessários para executar o projeto e seus requisitos sejam estabelecidos e mantidos atualizados.