Prova da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Administrador de Redes - SUGEP - UFRPE (2018) - Questões Comentadas

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Acerca da proposta temática do Texto 1, é correto afirmar que ela:

  • A se apoia em uma obra literária e se concentra na defesa da causa feminista e na necessidade de valorização da mulher.
  • B fica centrada na descrição, acrescida de algumas explicações, de uma obra biográfica que foi recentemente lançada.
  • C parte de uma obra jornalística e gira em torno de informações sobre o universo feminino, atual e de épocas passadas.
  • D se vale de dados históricos para tratar das relações entre homens e mulheres, com ênfase na violência sofrida por estas.
  • E defende a igualdade de gêneros e enfatiza a importância das mulheres na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

Analise as informações que se apresentam abaixo.


1) Na educação escolar brasileira, não se costuma enfatizar a contribuição de mulheres que se destacaram em várias áreas.

2) Diversos profissionais, de várias áreas do saber, têm-se engajado na luta por mais representatividade das mulheres.

3) A obra “Extraordinárias mulheres” representa um esforço de pesquisa aprofundada, que envolveu, inclusive, a análise de documentos antigos.

4) Como as autoras da obra “Extraordinárias mulheres” pretendem denunciar os maus-tratos sofridos pelas mulheres, ao longo da História, a obra tem como público-alvo os adultos, de ambos os sexos.


Estão em consonância com as informações do Texto 1:

  • A 1, 2, 3 e 4.
  • B 2, 3 e 4, apenas.
  • C 1, 3 e 4, apenas.
  • D 1, 2 e 4, apenas.
  • E 1, 2 e 3, apenas.

“Apesar da vocação educativa explícita, seu público-alvo transcende uma faixa etária específica”. Neste trecho do Texto 1, evidencia-se uma relação semântica de:

  • A consequência.
  • B tempo.
  • C condição.
  • D concessão.
  • E causalidade.

Releia o seguinte trecho: “Nessas aulas, porém, os alunos ouvem falar pouco ou nada da ativista de ascendência indígena Madalena Caramuru, que viveu no século XVI” (1º §). Com o termo destacado, a autora pretendeu:

  • A indicar que a conclusão de um segmento estava sendo introduzido.
  • B marcar uma mudança na entonação de um trecho importante do texto.
  • C sinalizar que a linha argumentativa do texto estava sendo alterada.
  • D retomar uma ideia que já havia sido expressa anteriormente, no texto.
  • E introduzir a explicação de um segmento nominal anterior.

Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.


1) O trecho: “um dos primeiros romances de autoria feminina” significa “um dos primeiros romances escritos por uma mulher”.

2) O trecho: “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes se repete em diversas áreas” é o mesmo que “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes recorre em várias áreas”.

3) São equivalentes semanticamente os seguintes trechos: “Outras obras que têm o propósito de resgatar a biografia de mulheres” e “Outras obras que têm a finalidade de recuperar a biografia de mulheres”.

4) A expressão destacada no trecho: “Entraram para a seleção as que representaram um marco, um divisor de águas em suas respectivas áreas” corresponde semanticamente a “empecilho”, “óbice”.


Estão corretas:

  • A 1, 2 e 3, apenas.
  • B 1, 2 e 4, apenas.
  • C 1, 3 e 4, apenas.
  • D 2, 3 e 4, apenas.
  • E 1, 2, 3 e 4.