Questões da Prova da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) - Auxiliar Administrativo (2017)

Limpar Busca


Disponível em <http://www.safernet.org.br/site/sites/default/files/netiqueta.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2017 (com adaptações).
De acordo com a estrutura do texto e as informações nele apresentadas, sua principal função é:
  • A Entreter o leitor com a utilização de um tema engraçado sobre a vida cotidiana da maioria das pessoas.
  • B Agrupar informações explicativas por meio da integração de textos sintéticos e elementos gráfico-visuais.
  • C Guiar o leitor para a execução de uma atividade específica e/ou estabelecer normas para direcionar as práticas sociais.
  • D Apresentar, de maneira didática, a opinião de um especialista, com o uso de linguagem formal, a fim de convencer o leitor.


Disponível em <http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=46>. Acesso em: 13 jun. 2017 (com adaptações).
Nos balões “Vou buscar o meu!” e “Lá vem ela!”, há estratégia de coesão textual que teve por função:
  • A Indicar a retomada de informações introduzidas previamente em outras passagens do texto.
  • B Apresentar um cenário em cujo interior informações subsequentes devem ser interpretadas.
  • C Anteceder informações que serão apresentadas posteriormente no texto.
  • D Sintetizar as novas informações constantes no quadro seguinte.


Disponível em https://goo.gl/VJESID, acesso em 13 jun. 2017 (com adaptações).
O texto mostra uma série de comparações entre atitudes de chefes e líderes. Da análise de todas as informações apresentadas no texto, é impossível inferir que:
  • A O líder ajuda a vencer os problemas enquanto o chefe somente os aponta.
  • B O líder assume os riscos e o chefe mostra, na prática, como as coisas são feitas.
  • C O chefe assume sozinho a autoria das conquistas e o líder é compreensível.
  • D O chefe tem suas atitudes marcadas pelo autoritarismo e o líder trabalha em equipe.


Disponível em https://goo.gl/zLdFua, acesso em 13 jun. 2017 (com adaptações).
O texto mostra um trabalhador de uma indústria telefonando para uma empresa de mudanças.
Da análise do texto, infere-se que:
  • A O trabalhador confia no trabalho do diretor da indústria e compreende com primor as delegações que lhe são feitas.
  • B O trabalhador sabe que a mudança de paradigmas exige grande esforço de uma empresa, o que se personifica com a empresa de mudanças.
  • C O trabalhador ficou assustado com o valor cobrado pela empresa para fazer o serviço de mudança.
  • D O trabalhador não entendeu o que o diretor quis dizer por não saber o que significa “paradigmas”.


Disponível em https://goo.gl/Dxukqh , acesso em 13 jun. 2017 (com adaptações).
No texto, as expressões “árvore genealógica” e “organograma da instituição” evocam, em um jogo semântico, um terceiro conceito:
  • A Matriarcado, quando a mãe exerce autoridade preponderante.
  • B Familismo, quando o fundamental da ordem social está na família.
  • C Nepotismo, quando há o favorecimento a parentes na administração.
  • D Patronato, quando houve o dispêndio recebido para a ascensão na empresa.