Prova da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Médico Área de atuação: Saúde Coletiva - VUNESP (2025) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A partir das ideias expostas no texto sobre a relação entre sucesso profissional e formação em nível superior, é correto afirmar que o autor

  • A rechaça a ideia de que pagar para fazer uma faculdade pode ser um instrumento de ascensão social.
  • B entende que, para se ganhar bem em um trabalho, fatores fortuitos não pesam, mas sim o esforço intelectual empregado.
  • C contraria visões pessimistas de que realizar um ensino superior de baixa qualidade seja um investimento ruim.
  • D defende a necessidade de ampliação do ensino superior público, para aumentar as chances de sucesso dos brasileiros.
  • E elenca as razões que têm levado os detratores do ensino superior privado ao fracasso profissional.

As frases apresentadas no 1o parágrafo do texto dizem respeito a

  • A uma imaginação verossímil calcada em concepções populares sobre o ensino superior.
  • B um estereótipo resultante do comportamento de jovens que ingressam na graduação.
  • C um preconceito infundado de que faculdades particulares descuidam de seus clientes.
  • D uma idealização que tem correspondência fidedigna com a formação universitária.
  • E uma construção fantasiosa para ilustrar a homogeneidade do ensino superior brasileiro.

Assinale a alternativa em que o vocábulo em destaque foi empregado em sentido próprio.

  • A “Coitado, entrou numa faculdade caça-níqueis. Vai enriquecer um ‘tubarão do ensino’ e vai se dar mal.” (1o parágrafo)
  • B Essas frases são fictícias, mas representam percepções entranhadas no nosso imaginário. (2o parágrafo)
  • C A primeira descreve o caminho incensado e vitorioso de um jovem bem-nascido. (2o parágrafo)
  • D De fato, fracassam até mesmo alguns dos mais brilhantes graduados das mais celebradas universidades. (5o parágrafo)
  • E Portanto, está equivocado quem proclama ser má ideia entrar numa faculdade, ainda que seja fraca. (6o parágrafo)

No trecho “Não obstante, mostram os números, quem passou quatro anos numa faculdade, mesmo que não seja das melhores, tem uma probabilidade elevada de sucesso.” (5o parágrafo), pode-se afirmar sobre as expressões em destaque que

  • A a primeira estabelece relação de sentido de oposição; enquanto a segunda, de comparação.
  • B a primeira estabelece relação de sentido de concessão; enquanto a segunda, de causa.
  • C a primeira estabelece relação de sentido de conclusão; enquanto a segunda, de comparação.
  • D ambas estabelecem relação de sentido de concessão.
  • E ambas estabelecem relação de sentido de causa.

Assinale a alternativa em que a expressão em destaque pode ser substituída pelo que está entre colchetes, mantendo-se a norma-padrão de colocação pronominal.

  • A Sobre sua infelicidade não me arrisco [arrisco-me] a especular. (3o parágrafo)
  • B Porém, sucesso ou fracasso profissional se mede [mede-se]. (3o parágrafo)
  • C Demonstrou-se [Se demonstrou] que são maiores do que aquelas de investimentos em negócios. (3o parágrafo)
  • D Tais resultados progressivamente se tornaram [tornaram-se] conhecidos. (4o parágrafo)
  • E Tenho sérias críticas quanto ao que se ensina [ensina-se] e como se ensina… (7o parágrafo)