Prova da Prefeitura Municipal de Piracicaba - Professor - Ensino Fundamental - VUNESP (2020) - Questões Comentadas

Limpar Busca

No contexto da tira, o efeito de sentido é construído a partir da possibilidade de atribuição de mais de um significado à seguinte expressão:

  • A Tanta injustiça e miséria.
  • B pessoas atrasadas.
  • C vou perder.
  • D a primeira aula.
  • E de novo.

A reescrita das frases do primeiro quadrinho em um único período permanece com o sentido do texto original preservado na seguinte redação:

  • A Tanta injustiça e miséria sobre a culpa das pessoas atrasadas!
  • B Tanta injustiça e miséria para culpa das pessoas atrasadas!
  • C Tanta injustiça e miséria na culpa das pessoas atrasadas!
  • D Tanta injustiça e miséria por culpa das pessoas atrasadas!
  • E Tanta injustiça e miséria apesar da culpa das pessoas atrasadas!

Para o autor,

  • A a preocupação em se exercitar a boa escrita tem colocado em segundo plano o compromisso de retratar a verdade nos textos.
  • B a incompatibilidade entre clareza e ideias sucintas compromete a qualidade de textos em que se buscam ambas as coisas.
  • C a atual profusão de siglas desconhecidas tem comprometido a clareza dos textos, dificultando a compreensão deles pelo leitor.
  • D o uso abundante de siglas, ao expor o leitor a novas formas de significação nos textos, tem favorecido o interesse pela leitura.
  • E a identificação prévia do significado das siglas empobrece os textos, ao desobrigar o leitor do exercício de interpretá-los diretamente.

Há emprego de linguagem em sentido figurado na seguinte frase do texto:

  • A Sempre acreditei que um texto, para ser “bem escrito”, deveria ser conciso...
  • B Nada mais conciso do que elas.
  • C Só se você souber previamente o que significam.
  • D ... nem sempre identificadas entre parênteses...
  • E Como é impossível saber todas, a sigla é a língua estrangulada.

Para responder à questão, considere o seguinte período, escrito a partir do texto:

A falta de identificação e o emprego fora de contexto torna difícil a apreensão pelo leitor do significado de muitas siglas, razão pela qual devem ser usadas de forma criteriosa.


Para que a redação possa atender à norma-padrão de concordância, o seguinte termo deve necessariamente ser flexionado para o plural, conforme indicado:

  • A contexto → contextos.
  • B torna → tornam.
  • C difícil → difíceis.
  • D forma → formas.
  • E criteriosa → criteriosas.