Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Itatiba-2

Limpar Busca

De acordo com as informações do texto, a respeito do trabalho infantil na vida de Vilciney Silva, é correto afirmar:

  • A passou por muitas dificuldades, mas sempre tinha os finais de semana livres.
  • B teve de adiar os momentos de brincadeiras, vivendo-os apenas na fase adulta.
  • C julgou ser melhor trabalhar do que estudar, já que não gostava de ir à escola.
  • D foi obrigado a trabalhar porque sua família não considerava importante estudar.
  • E ambicionava juntar dinheiro para poder comprar as coisas de que mais gostava.

A respeito do trabalho infantil, a autora considera que este

  • A auxilia no desenvolvimento das habilidades da criança e prepara para a vida.
  • B deve ser incentivado pelos pais como uma forma de manter a cultura local.
  • C atrapalha os estudos, mas traz ganhos econômicos para o futuro da criança.
  • D traz benefícios, pois possibilita que a criança contribua com a renda familiar.
  • E desrespeita os direitos da infância, provocando a continuidade da pobreza.

As aspas, no texto, foram utilizadas com a finalidade de

  • A destacar expressões irônicas.
  • B indicar termos deslocados.
  • C indicar a citação do título de um texto.
  • D destacar a fala de uma pessoa.
  • E separar expressão ultrapassada.

Assinale a alternativa em que palavra ou expressão foi empregada em sentido figurado.

  • A O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. (1° parágrafo)
  • B Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. (2° parágrafo)
  • C Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo. (2° parágrafo)
  • D “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde.” (2° parágrafo)
  • E “Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. (3° parágrafo)

Leia as frases:

•  Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. (2° parágrafo)
•  ... para o pobre, as dificuldades acontecem, mas a gente não tem que desistir...” (3° parágrafo)

Os termos em destaque expressam, respectivamente, o sentido de

  • A condição e conclusão.
  • B finalidade e oposição.
  • C consequência e conclusão.
  • D condição e explicação.
  • E explicação e oposição.