Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Esperança do Sul

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Quando o avião começa a correr pela pista,...” A figura de linguagem presente nesse excerto é denominada:
  • A anacoluto
  • B hipérbole
  • C antítese
  • D metonímia
  • E personificação
Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento. É preciso insistir: este saber necessário ao professor – que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser – ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa de ser constantemente testemunhado, vivido. O trecho acima foi extraído de uns dos principais livros do autor. A quem se refere:
  • A Jean Piaget
  • B Vygotsky
  • C Sigmund Freud
  • D Paulo freire
  • E Wallon
De acordo com Palma e Vieira (2008) a escola passou por etapas/modelos de Educação na forma massificada: o modelo tradicional até 1930 com a Educação Física Higienista onde foi assegurado ao aluno o “direito” de adquirir conhecimento segundo o conhecimento científico apresentado a ele. A Educação Física vinha com o papel de formar mão de obra sadia, forte disposta à ação, através da transmissão de conhecimento teórico e da disseminação de hábitos de higiene corporal. O modelo Escolanovista no pós guerra (1945-1964), numa visão contrária ao Tradicional, surge com uma Educação Física preocupada com a formação do sujeito. E o modelo Tecnicista com uma Educação Física competitivista no final dos anos 60 e durante os anos 70 onde a principal função é o preparo para o trabalho, dentro da Educação Física neste modelo dá-se importância à competição e ao ganho de medalhas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que caracteriza a Educação Física na perspectiva da tendência competitivista:
  • A É uma concepção particularmente forte nos anos finais do Império e no período da Primeira República. Nesta época ainda chamada de Ginástica, tinha seu objetivo na ênfase em relação à saúde em primeiro plano.
  • B Ela não se preocupa com a saúde pública, pois esta questão está ligada a organização econômica e política do país, tão pouco se preocupa em disciplinar “homens” e muito menos está voltada para busca de medalhas. Ela é, antes de tudo, ludicidade e cooperação, e aí o desporte, a dança, a ginástica, assumem um papel de promotores da organização e mobilidade da classe trabalhadora.
  • C Em 1931, colocou a Educação Física como disciplina obrigatória nos cursos secundários, o “método Francês” foi estendido à rede escolar. Sua concepção era o “aperfeiçoamento da raça”, funcionando como atividade “aceleradora do processo de seleção natural”, e tinha como princípios o homem adestrado e obediente.
  • D Assim como a Educação Física Militarista, esta tendência também está a serviço de uma hierarquização e elitização social. Seu objetivo fundamental é a caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna.
  • E Esta tendência é a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Educação Física não somente como prática, capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas de ser uma prática eminentemente educativa.
A proclamação da República brasileira (15- 11-1989) inaugurou uma nova ordem política no país. O centralismo, presente no período imperial foi substituído pelo federalismo, defendido principalmente pelas elites do oeste paulista e de Minas Gerais. Os dois governos iniciais do Brasil foram constituídos por:
  • A Deodoro de Fonseca e Floriano Peixoto
  • B Rui Barbosa e Floriano Peixoto
  • C Gaspar Silveira Martins e Campos Sales
  • D Campos Sales e Castelo Branco
  • E Castelo Branco e Deodoro de Fonseca

“When pigs fly” means in Portuguese:

  • A O sujo falando do mal lavado.
  • B Caiu na rede é peixe.
  • C Nem que a vaca tussa.
  • D Ajoelhou tem que rezar.
  • E Não jogue pérolas aos porcos.