Questões comentadas de Concursos do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco

Limpar Busca
Em relação às ideias apresentadas no texto 1, tendo como referência o texto em sua totalidade, pode-se afirmar que:
  • A o texto aborda as possibilidades de tratamento do diabetes de uma forma geral.
  • B o foco está no estudo que relata a descoberta da proteína denominada TUG, relacionada à diabete do tipo 1.
  • C a abordagem tem como cerne a apresentação de dados comprobatórios da descoberta.
  • D o texto discorre a respeito da descoberta de uma proteína que tem relação com o diabetes tipo 2.
  • E veicula informações sobre a distribuição do GLUT4 e da TUG
Ao considerar o gênero textual, pode-se afirmar que a intenção discursiva é;
  • A narrar fatos voltados ao diabetes.
  • B descrever e apresentar os sintomas do diabetes.
  • C informar acerca da descoberta de uma proteína relacionada ao diabetes.
  • D convencer o interlocutor acerca da gravidade da doença.
  • E argumentar sobre a problemática do diabetes.
Os elementos linguísticos sintáticos e semânticos promovem a clareza de um texto, tornando-o coeso e coerente. Diante disso não se pode afirmar:
  • A “Ao contrário do diabetes de tipo 1," – no segundo parágrafo - aponta para a construção de uma adversidade.
  • B Para o texto apresentar clareza, é necessário, no primeiro parágrafo, citar os responsáveis pela descoberta da proteína.
  • C “Esse hormônio é..." – a utilização do pronome esse demonstra que, anteriormente já fora citado o hormônio.
  • D “O estudo publicado na revista 'Nature',..". – Na construção pode-se perceber que existe um conhecimento prévio acerca do estudo.
  • E O uso do pronome pessoal ele em: “Ele é, também, o único receptor..." estabelece a coesão na construção textual.
Dentre os vocábulos abaixo, um não apresenta a mesma justificativa para o uso do acento. Assinale-o
  • A Células
  • B Biomédicas
  • C Imunológico
  • D Único
  • E Pâncreas
O termo secretado poderia ser substituído, sem causar distorções de sentido por:
  • A lançado
  • B absorvido
  • C encontrado
  • D produzido
  • E adquirido.