Conforme o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018), o documento no padrão ofício deve conter as seguintes partes, de acordo com a ordem em que cada elemento aparece nele:
- A Cabeçalho, Endereçamento, Destinatário, Assunto, Vocativo, Texto do Documento, Fechos para Comunicações, Identificação do Signatário, Saudação, Numeração das Páginas.
- B Cabeçalho, Identificação do Expediente, Local e Data do Documento, Endereçamento, Assunto, Texto do Documento, Fechos para Comunicações, Identificação do Signatário, Numeração das Páginas.
- C Cabeçalho, Local e Data do Documento, Identificação do Expediente, Endereçamento, Assunto, Texto do Documento, Identificação do Signatário Fechos para Comunicações, Numeração das Páginas.
- D Local e Data do Documento, Identificação do Expediente, Endereçamento, Assunto, Vocativo, Texto do Documento, Fechos para Comunicações, Identificação do Signatário.