Questões de Redação Oficial

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A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial deve ser caracterizada por:

  • A Clareza e precisão.
  • B Subjetividade.
  • C Impessoalidade.
  • D Formalidade e padronização.
  • E Uso da norma padrão da língua portuguesa.

Com base em Kaspary (2017), analise as seguintes assertivas relacionadas às normas sobre o Código de Endereçamento Postal (CEP) e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Apenas se separam, por hífen, os cinco primeiros dos três últimos algarismos do CEP.
( ) Não se deve escrever a sigla CEP antes do número respectivo.
( ) O número indicativo do CEP deve ser sublinhado.
( ) O número do CEP deve ser a primeira informação da última linha do endereçamento postal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – V.
  • B V – F – V – F.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – V – V.
  • E F – F – V – V.

Na comunicação e na redação oficial, a língua, seja oral ou escrita, tem como objetivo principal a interação. Para que essa interação ocorra, é(são) necessário(s):

I. Um indivíduo que transmite informação. II. Uma ideia a ser partilhada. III. Um indivíduo que recebe e interpreta a informação.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item III.
  • C Apenas nos itens I e II.
  • D Apenas nos itens II e III.
  • E Em todos os itens.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018), analise as seguintes assertivas relacionadas à digitalização qualitativa do artigo, que é a unidade básica para apresentação, divisão ou agrupamento de assuntos em um texto normativo:

I. Até o artigo nono, deve-se adotar a numeração ordinal (art. 9º).
II. A partir do artigo dez, emprega-se a numeração cardinal correspondente, seguida de ponto-final (art. 10).
III. Os artigos serão designados pela abreviatura “Art.”, com inicial maiúscula, sem traço, antes do início do texto e, ao longo do texto, designados pela abreviatura “art.”, com inicial minúscula.

Quais estão corretas?

  • A Apenas II.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

No ambiente administrativo, diferentes tipos de documentos são utilizados para registrar, comunicar e formalizar informações. Qual das opções a seguir descreve corretamente o uso típico de um memorando?

  • A É um registro contábil utilizado para controle de fluxo de caixa e demonstração de receitas e despesas.
  • B É um documento interno, objetivo e direto, usado para comunicações entre setores da mesma organização.
  • C É um documento utilizado para comunicação formal entre empresas distintas, geralmente com valor jurídico.
  • D É um documento externo, geralmente enviado a clientes ou fornecedores, com finalidade publicitária.