Questões de Redação Oficial

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Os documentos oficiais possuem algumas variações, a depender do número de remetentes e/ou destinatários. Nos termos do Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Ofício Circular: quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor.
  • B Ofício Memorando: quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor.
  • C Ofício Conjunto circular: quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.
  • D Ofício Conjunto: quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

No que diz respeito à identificação do expediente, o Manual de Redação da Presidência da República orienta que os documentos oficiais devem ser identificados com o nome do documento, a indicação de numeração e as informações do documento, que estão corretamente exemplificados em:

  • A OFÍCIO NÚMERO 652/SAA/SE/MT.
  • B OF. NÚM. 652/2018/SAA/SE/MT.
  • C OFÍCIO Nº 652/2018/SAA/SE/MT
  • D OFC. N. 652-SAA-SE-MT.
  • E OFÍCIO NRO. 652/SAA-SE-MT.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, no padrão ofício, o vocativo e o fecho do documento são:

  • A opcionais: o primeiro, na forma de tratamento “Vossa Senhoria”, independentemente de quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Atenciosamente”, colocada sempre após a forma “Sem mais”.
  • B obrigatórios: o primeiro, na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente, observando o correlato pronome de tratamento; o segundo, limitado às formas “Respeitosamente” e “Atenciosamente”, conforme a relação hierárquica.
  • C dispensáveis, uma vez que a redação oficial visa alinhar-se à comunicação contemporânea, que se configura por ser mais ágil, reforçando os aspectos de concisão para a elaboração de textos mais claros e precisos.
  • D obrigatórios: o primeiro, na forma de tratamento “o/a Senhor/a”, conforme quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Reiteramos nossos votos de estima e admiração”, que reforça a relação hierárquica entre as partes.
  • E opcionais: o primeiro, na forma de tratamento “o/a Senhor/a”, conforme quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Respeitosamente”, colocada sempre após a forma “Subscrevemo-nos”.

Uma característica da redação oficial é a impessoalidade, devidamente exemplificada com o seguinte enunciado:

  • A Encaminho o relatório no qual se faz uma análise admirável do perfil dos candidatos aprovados no último concurso.
  • B A inauguração do posto de saúde foi emocionante, sobretudo nesse triste momento de pandemia que estamos vivendo.
  • C Com a sua contratação, este departamento espera que aqui você atue como em sua vida particular, alegre e vivaz.
  • D A relação dos candidatos aprovados na primeira fase do concurso será divulgada uma semana após a realização da prova.
  • E Os funcionários públicos sabemos da relevância do nosso trabalho para sociedade e do amor que esta tem por nós.

Assinale a alternativa em que o emprego da expressão destacada está em conformidade com as orientações do Manual de Redação da Presidência da República.

  • A Os documentos foram todos apresentados, posto que a contratação ainda demore.
  • B O domínio da rotina administrativa melhora na medida em que o tempo transcorre.
  • C Quanto ao cheque e ao recibo, é lícito citar que ambos os dois foram apresentados.
  • D A área de educação não precisa de concurso, enquanto que a saúde vai realizar dois.
  • E As alterações dos documentos devem ser feitas a partir das orientações do Manual.