Prova da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Técnico - Arquivo - UFMG (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Quanto ao seu universo de referência, o texto trata de

  • A uma questão concreta do cotidiano a que as pessoas estão expostas.
  • B um mundo fictício em que os objetos adquirem contornos imaginários.
  • C um comentário do domínio jornalístico destinado a certos especialistas.
  • D uma teoria a respeito de problemas reais de ingestão de drogas ilícitas.

São propósitos comunicativos do texto, EXCETO:

  • A alertar o leitor quanto ao viés alucinógeno de ofertas de produtos de consumo.
  • B esclarecer o leitor em relação aos efeitos negativos de determinadas propagandas.
  • C advertir o leitor quanto à cilada escondida em certas peças publicitárias veiculadas pela TV.
  • D garantir ao leitor seu direito de comprar um produto mesmo se influenciado pela mídia.

São efeitos da relação entre mercadoria e consumidor provocada pela propaganda - mencionada no texto - que cria sonhos utópicos, EXCETO:

  • A prazer, deleite.
  • B desilusão, temor.
  • C fascínio, atração.
  • D júbilo, contentamento.

Em relação aos aspectos da construção do texto, leia estas afirmativas.


I. O termo “enquanto” indica simultaneidade temporal no trecho: “Enquanto o consumidor imagina que é um ser racional [...], a publicidade na TV abandona progressivamente essa ilusão”. (Linhas 1 e 2)

II. O pronome “essa” sinaliza equivalência possibilitada pelas relações semânticas entre “imaginar” e “ilusão” no trecho: “o consumidor imagina que é um ser racional [...], a publicidade na TV abandona progressivamente essa ilusão”. (Linhas 1 e 2)

III. A expressão “por isso”, com valor conclusivo, foi empregada como recurso de articulação entre dois parágrafos no trecho: “Por isso, a publicidade se despe momentaneamente de sua alegada função cívica”. (Linha 18)


Estão CORRETAS as assertivas

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.

Leia este trecho


Ela sabe que esse encanto reside na relação imaginária que ela, publicidade, fabrica entre a mercadoria e seu consumidor. (Linhas 13 e 14)


Os termos destacados referem-se, respectivamente, a

  • A Mercadoria, do consumidor, do encanto da publicidade.
  • B Mercadoria, da relação imaginária, da mercadoria.
  • C Publicidade, da mercadoria, da relação imaginária.
  • D Publicidade, das mercadorias, da mercadoria.