Prova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Administrador - COMPERVE (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O texto, dominantemente, propõe-se a

  • A criticar um ponto de vista científico.
  • B descrever um estudo científico.
  • C explicar uma constatação científica.
  • D informar sobre uma descoberta científica.

Do texto, infere-se que

  • A mesmo diante do avançado desenvolvimento tecnológico, permanece a necessidade de aprendizagem da leitura e da escrita.
  • B tanto o desenvolvimento do cérebro quanto o desenvolvimento da capacidade de ler e de escrever recebem influências biológicas e culturais.
  • C não há analogia entre o processo cerebral de aprendizagem de um sistema de escrita e o processo cerebral de aprendizagem sobre uma nova tecnologia.
  • D não há base científica para se afirmar que existe uma relação entre as características biológicas do cérebro e o modo como ocorre a aprendizagem da leitura e da escrita.

Considere o trecho:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Há, entre os dois períodos, uma relação semântica de

  • A condição, que poderia ser explicitada pelo conector desde que.
  • B explicação, que poderia ser explicitada pelo conector porque.
  • C oposição, que poderia ser explicitada pelo conector entretanto.
  • D concessão, que poderia ser explicitada pelo conector ainda que.

Leia o período reproduzido a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Nesse período, a palavra em destaque denota

  • A exclusão e faz comparação com uma informação expressa no parágrafo anterior.
  • B exclusão e reforça uma informação expressa no parágrafo anterior.
  • C inclusão e faz contraposição a uma informação expressa no parágrafo anterior.
  • D inclusão e reforça uma informação expressa no parágrafo anterior.

A questão refere-se ao trecho reproduzido a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Sobre as palavras em destaque, é correto afirmar que pertencem a classes gramaticais distintas, e

  • A a primeira e a terceira são marcadoras de informação pressuposta.
  • B a primeira e a segunda são marcadoras de informação pressuposta.
  • C apenas a primeira é marcadora de informação pressuposta.
  • D apenas a terceira é marcadora de informação pressuposta.