Prova do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP) - Analista de Banco de Dados Judiciário - VUNESP (2025) - Questões Comentadas

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É possível deduzir que o aluno matriculou-se no curso de Psicologia para encontrar explicações que

  • A permitissem defender as falas e as atitudes daqueles que o cercavam.
  • B corroborassem suas convicções acerca da lógica que preside os acontecimentos.
  • C determinassem as razões pelas quais as pessoas são demitidas de seus empregos.
  • D traduzissem o raciocínio que embasa as conclusões a que chega o senso comum.
  • E pudessem ajudá-lo a abandonar a prática de acumular indícios de sua má sorte.

Nos trechos transcritos, há comparação e hipótese, respectivamente, em:

  • A “... o experimento era executado por um grande grupo de conspiradores...” (2º parágrafo) e “Ele disse que precisava de ajuda, porque coisas estranhas estavam acontecendo com ele...” (1º parágrafo)
  • B “... um professor do curso de Psicologia de Harvard tinha um estranho aluno em sua classe.” (1º parágrafo) e “... depois de um colega fazer um comentário casual sobre cortes de pessoal no trabalho.” (1º parágrafo)
  • C “Depois, assim como a maioria de nós faria, criou um modelo mental...” (2º parágrafo) e “... ele ficaria famoso e talvez fosse eleito para um alto cargo público.” (2º parágrafo)
  • D “... ele se aproximou do professor para explicar por que se matriculara naquele curso.” (1º parágrafo) e “A princípio, ficou confuso com a situação.” (2º parágrafo)
  • E “Com o tempo, afirmou, passara por dezenas de situações de má sorte ...” (2º parágrafo) e “... tendo em vista a quantidade de indícios que já acumulara.” (2º parágrafo)

Considere as passagens a seguir:



•   “... depois de um colega fazer um comentário casual ...” (1º parágrafo)


•   “A teoria que engendrou, no entanto, era muito diferente...” (2º parágrafo)


•   “... tendo em vista a quantidade de indícios que já acumulara.” (2º parágrafo)



No contexto em que foram empregadas, as palavras destacadas são, correta e respectivamente, sinônimas de

  • A “fortuito”, “idealizou” e “vestígios”.
  • B “ocasional”, “acompanhou” e “conclusões”.
  • C “essencial”, “elaborou” e “sinais”.
  • D “pretensioso”, “criou” e “marcas”.
  • E “eventual”, “desvendou” e “deduções”.

Considere as seguintes passagens do 2º parágrafo:



•   “A princípio, ficou confuso com a situação...”


•   “A teoria que engendrou, no entanto, era muito diferente do que ditaria o senso comum...”


•   “Assim, matriculara-se no curso para aprender a testar sua hipótese, tendo em vista a quantidade de indícios que já acumulara.”



As expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente, sem prejuízo ao sentido original e de acordo com a norma-padrão, por:

  • A De pronto ... pois ... Com isso ... vislumbrando
  • B Inicialmente ... todavia ... Portanto ... considerando
  • C De modo geral ... portanto ... Logo ... visando
  • D No começo ... ademais ... Então ... verificando
  • E Em tese ... porém ... Desse modo ... observando

Assinale a alternativa em que todas as palavras foram empregadas em sentido próprio.

  • A “Aqui a semente presidencialista viceja em todos os espaços.” (1º parágrafo)
  • B “A resposta aponta para a índole do nosso povo.” (1º parágrafo)
  • C “O presidencialismo por estas plagas agregaria, assim, uma boa dose de autocracia.” (3º parágrafo)
  • D “Por que no Brasil a maioria da população tem rejeitado o parlamentarismo?” (1º parágrafo)
  • E “A imagem do Estado e a imagem do governante imbricam-se.” (4º parágrafo)