Prova da Prefeitura de Maricá - RJ - Pedagogo - COSEAC (2018) - Questões Comentadas

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O trecho do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, tem como objetivo:

  • A narrar um episódio marcado pela diferença social.
  • B opinar contra o hábito do prejulgamento.
  • C descrever o falecimento de um homem importante.
  • D dissertar sobre as missas por alma.
  • E exortar a elegância da classe abastada.

Em “E os dois entraram no carro, com o mesmo gesto, o lacaio bateu a portinhola e partiram.” (linhas 28-29), “o mesmo gesto” se refere a:

  • A “A senhora trazia os seus no chão.” (linhas 27-28)
  • B “O senhor, chegando à porta, relanceou os olhos, ainda que vagamente...” (linhas 25-26)
  • C “...o lacaio desceu, abriu a portinhola, desbarretou-se e perfilou-se.” (linhas 8-9)
  • D “...a luva da senhora deixou cair dentro uma pratinha de cinco tostões.” (linhas 22-23)
  • E "Saiu um senhor e deu a mão a uma senhora...” (linha 10)

De acordo com o texto, em “O sacristão, agasalhando na algibeira a nota de dez mil-réis que recebeu, achou que ela provava a sublimidade do defunto...”, (linhas 17-20) “sublimidade” significa:

  • A espiritualidade.
  • B ostracismo.
  • C passamento.
  • D altruísmo.
  • E prestígio.

“Coupé”, “dez mil-réis”, “cinco tostões”, “lacaio” constituem um léxico que comprova a variação linguística entre:

  • A regiões.
  • B gerações.
  • C níveis sociais.
  • D fala e escrita.
  • E situações de fala.

Entre as partes do período “Não se sabendo quem mandava dizer a missa” e “ninguém lá foi” (linhas 3-4), há, respectivamente, uma relação de:

  • A causa e condição.
  • B consequência e causa.
  • C condição e causa.
  • D consequência e condição.
  • E causa e consequência.