Questões de Concursos para Analista Administrativo Compras e Licitações (Pleno)

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“PMs do Ceará aceitam proposta e encerram motim”
Essa manchete é composta de duas orações; a relação lógica que se estabelece entre elas é:

  • A a segunda oração indica a causa da primeira;a segunda oração indica a causa da primeira;
  • B a primeira oração é confirmada pela segunda;
  • C a segunda oração ocorre após a primeira;
  • D a segunda oração é uma explicação da primeira;
  • E as duas orações são cronologicamente simultâneas.

Nas eleições em geral, variados artistas fazem depoimentos a favor de alguns candidatos, recomendando que sejam votados; nesse caso, trata-se de um argumento de autoridade, ligado:

  • A ao cargo que ocupam;
  • B ao conhecimento de causa;
  • C à experiência de vida;
  • D ao prestígio social;
  • E à função que exercem.

Fernanda, analista administrativo de determinada Câmara Municipal, é diretora do departamento de recursos humanos. Ao entregar a lista de documentos necessários para investidura aos candidatos aprovados no último concurso público da Casa Legislativa que logo serão nomeados, Fernanda foi indagada por Luciano, aprovado em primeiro lugar para o cargo de analista administrativo, se seria possível ele acumular seu anterior cargo efetivo estadual de técnico administrativo com o novo cargo de analista administrativo da Câmara Municipal.
Com base na Constituição da República de 1988, Fernanda respondeu:

  • A positivamente, desde que haja compatibilidade de horário em ambas as jornadas de trabalho;
  • B positivamente, desde que escolha uma só remuneração, que será acrescida de 50% (cinquenta por cento);
  • C positivamente, desde que haja concordância de ambos seus chefes imediatos;
  • D negativamente, porque somente são acumuláveis cargos pertencentes à estrutura administrativa do mesmo ente federativo, ainda que integrantes de poderes distintos;
  • E negativamente, por expressa vedação constitucional, que, contudo, permitiria acumulação de um cargo de professor com outro técnico ou científico em caso de compatibilidade de horários.

Em 0I/20I8, o então Ministério da azenda editou a Resolução CGEP nº 0I, tratando da estão por Competências no seu contexto, seguindo prática bastante difundida no setor público. Sobre o tema da gestão por competências, relacione a seguir os exemplos de competências com as respectivas denominações. I. Nicolas é professor e possui amplo conhecimento teórico. II. Altair é pedreiro, sendo especialista na construção de casas. III. Bernardo é um estagiário extremamente proativo, antecipando-se sempre aos pedidos de seus supervisores.
A. conhecimento B. técnicas C. atitude
A relação que melhor define cada competência é:

  • A I-A, II-B, III-C;
  • B I-A, II-C, III-B;
  • C I-B, II-C, III-A;
  • D I-B, II-A, III-C;
  • E I-C, II-B, III-A.

O tráfego de dados na Internet é composto por uma grande diversidade de elementos, tais como textos, figuras, vídeos, mensagens de voz, arquivos de dados e documentos. Dependendo da atividade, itens sensíveis como senhas e informações bancárias também passam pelos meios físicos de comunicação.
Para evitar que o tráfego seja interceptado por estranhos, e tornar mais segura a movimentação de dados, os procedimentos de segurança baseiam-se principalmente:

  • A em senhas longas;
  • B na criptografia de dados;
  • C na qualidade dos equipamentos de transmissão;
  • D no isolamento físico dos canais de comunicação;
  • E nos antivírus.