Questões comentadas de Concursos para Supervisor Escolar

Limpar Busca

Releia:

“Diversos líderes globais de empresas de tecnologia já compartilharam as suas preocupações sobre o assunto. E isso acontece em um momento raro na nossa história em que vários criadores dessas tecnologias estão criticando os avanços de suas criaturas.” (parágrafo 4)

A relação semântica predominante entre os dois períodos é de:

  • A Oposição.
  • B Explicação.
  • C Concessão.
  • D Alternância.
  • E Conclusão.

Leia o trecho a seguir:

E se por um lado não sabemos como ela funciona, por outro não sabemos qual o seu limite. (parágrafo 3)

O termo destacado assume a função coesiva no texto de:

  • A Coesão referencial anafórica.
  • B Coesão referencial catafórica.
  • C Coesão lexical por sinonímia.
  • D Deixis textual exofórica.
  • E Coesão por elipse.

Na infância, o processo de crescimento e amadurecimento é marcado por diferentes fases que desempenham um papel fundamental na formação das crianças. Neste contexto, a Terceira Infância, abrangendo a faixa etária dos 6 aos 10 anos, merece destaque especial, uma vez que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sobre as fases do desenvolvimento da criança, atribua:

1. 6 a 7 anos: início da escolarização formal.
2. 8 a 9 anos: aprimoramento da concentração e cooperação social.
3. 10 anos: maturidade cognitiva e social.

( )Atingem um nível mais avançado em várias competências. Cognitivamente, conseguem estabelecer relações de causa e efeito, dominam a leitura e interpretam textos complexos.

( )É nesse período que ocorre o fortalecimento das estruturas da mão, facilitando a capacidade motora fina e contribuindo para atividades como a escrita. A linguagem deixa de ser egocêntrica e se torna mediadora entre experiências concretas e abstratas.

( )Nessa etapa, as crianças adquirem um maior poder de concentração, reflexão e coordenação de ações individuais, tornando-se mais aptas à colaboração em atividades coletivas. Elas compreendem melhor construções lógicas e começam a desenvolver um raciocínio lógico-reversível.

( )Nessa fase, as crianças ingressam na escolarização formal, impactando suas rotinas e demandando o desenvolvimento de diversas competências. Elas começam a compreender a relação entre o concreto e o abstrato, desenvolvendo a reversibilidade do pensamento.

( )Socialmente, tornam-se mais capazes de cooperar com os outros e distinguir seus desejos dos demais, o que favorece relacionamentos mais duradouros. A identificação com os pares e a compreensão de regras e expectativas sociais também se intensificam.

Assinale a sequência CORRETA:

  • A 3 – 2 – 1 – 1 – 3.
  • B 1 – 2 – 3 – 3 – 2.
  • C 2 – 1 – 3 – 1 – 2.
  • D 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • E 1 – 2 – 3 – 1 – 3.

No trecho extraído do texto:

“E se por um lado não sabemos como ela funciona, por outro não sabemos qual o seu limite.” (parágrafo 3)

Qual das alternativas abaixo classifica CORRETAMENTE a estrutura do período composto:

  • A Período composto por coordenação sindética aditiva.
  • B Período composto por coordenação sindética adversativa.
  • C Período composto por subordinação adverbial concessiva e adversativa.
  • D Período composto por subordinação adverbial concessiva e oração principal.
  • E Período simples com oração coordenada reduzida.

Assinale a alternativa correta quanto à tipologia textual do texto 1:

  • A Narrativa.
  • B Argumentativa-dialogal.
  • C Injuntiva.
  • D Expositiva.
  • E Dissertativa-argumentativa.