Questões comentadas de Concursos para Soldado Quadro de Praças Especialistas (QPE) Músicos

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Leia o pequeno texto narrativo a seguir:



Um dia, voltando do supermercado, Rosa encontrou um pequeno gato miando sob um banco da praça. Mesmo com pressa, ela não pôde deixar de parar, pois o gato parecia esfomeado e tremia de frio. Rosa decidiu levá-lo para sua casa. No final do dia, ela já se tinha apegado ao bichano e já o batizara de “Mascarado”. Esse simples ato de bondade transformou sua vida: ela se sentia sozinha e Mascarado tornou-se seu fiel companheiro.



Assinale a opção que apresenta a afirmativa inadequada sobre esse pequeno texto.

  • A A narrativa começa por uma situação inicial estável, que é a volta do supermercado.
  • B O fato que vai dar motivo à narrativa é o encontro com o gato.
  • C Os fatos em sequência cronológica, típicos da narrativa, são a parada perto do gato e a decisão de levá-lo para casa.
  • D Os fatos que aproximaram os personagens foram o apego afetivo e a fidelidade do bichano.
  • E A conclusão do texto mostra uma mudança positiva na vida do personagem.

Leia o texto a seguir.



Se os outros pensam que sou excêntrico e imprevisível, isso se dá porque minhas opiniões e ações são incompatíveis com os princípios deles, se é que os têm; asseguro-lhes que com os meus elas são compatíveis.



Assinale a afirmativa correta sobre sua estruturação.

  • A O demonstrativo “isso” se refere a toda a frase anterior – “Se os outros pensam que sou excêntrico e imprevisível”.
  • B Os adjetivos “excêntrico” e “imprevisível” são sinônimos e representam qualidades, pois são subjetivos.
  • C O pronome possessivo “deles” não se refere a nenhum termo anterior do texto.
  • D O pronome pessoal “lhes” se refere ao pronome indefinido “outros”.
  • E O pronome pessoal “elas” se refere ao substantivo “opiniões”.

Todas as frases abaixo mostram uma repetição de palavras, sublinhadas.



Assinale a frase a seguir em que essas palavras mostram diferentes significados.

  • A Escolhe um autor como escolhes um amigo.
  • B É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão.
  • C Antes de aprender a escrever, aprendam a pensar.
  • D Calar um velho é coisa difícil. Calar um velho autor então é coisa impossível.
  • E Todos os diletantes escrevem com prazer. Por isso alguns deles escrevem tão nem.

Observe o seguinte texto de uma crônica de Stanislaw PontePreta.



“Até que eu não sou de reclamar, puxa! Taí, se há alguém que não é de reclamar, sou eu. Pago sempre e não bufo. Claro que procuro me defender da melhor maneira possível, isto é, chateando o patrão, cobrando cada vez mais, buscando o impossível —como diz Tia Zulmira —, ou seja, equilíbrio orçamentário. Se o Banco do Brasil não tem equilíbrio orçamentário, eu é que vou ter, é ou não é?”



Assinale a opção que indica a ideia de “escrever bem” no pensamento desse autor:

  • A Respeitar a norma culta da língua portuguesa, pois só assim a mensagem a ser passada seria bem compreendida pelos leitores.
  • B Obedecer às normas do idioma, mas dar espaço a alguns regionalismos, dado ser o tema do livro localizado no interior do Rio de Janeiro.
  • C Utilizar uma linguagem popular, marcada sobretudo pela seleção de vocábulos da gíria.
  • D Usar a língua portuguesa de forma criativa, de forma a criar impactos positivos entre os leitores.
  • E Empregar formas gramaticalmente erradas de linguagem em função dos temas tratados nas crônicas desse escritor.

“Testemunhar o seu tempo – respondi a um jovem que me perguntou qual é a função do escritor.” (Lygia Fagundes Telles) Segundo essa notável escritora, assinale a opção que indica a função da escrita.

  • A transformar depoimentos em obras de arte.
  • B procurar preservar informações para o futuro.
  • C documentar fatos para estudos de História.
  • D lembrar coisas importantes, como uma agenda.
  • E dignificar fatos da vida do país com fins culturais.