Questões comentadas de Concursos para Professor Língua Espanhola

Limpar Busca

Considerando a necessidade ou não do uso da crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 01, 06, 07 e 14.

  • A à – à – à – a
  • B a – a – a – a
  • C à – à – à – à
  • D à – a – à – à
  • E a – à – a – à

Considerando alguns vocábulos retirados do texto, no que tange à acentuação gráfica e à tonicidade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os vocábulos “décadas”, “físicas” e “básico” são acentuados em virtude da mesma regra.
( ) O vocábulo “socioeconômicas” é um vocábulo composto e proparoxítono, visto que se considera a posição da sílaba tônica do último elemento.
( ) Os vocábulos “educação” e “transformação” recebem o acento gráfico denominado “til”, cuja função é marcar a tonicidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B V – V – F.
  • C V – F – V.
  • D F – F – V.
  • E F – F – F.

Considerando o sentido do texto, assinale a alternativa cujas palavras preenchem, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas nas linhas 03, 04, 14 e 18.

  • A inclusão – descriminação – adversas – pró
  • B exclusão – descriminação – diversas – pró
  • C reclusão – discriminação – diversas – pro
  • D inclusão – discriminação – adiversas – prol
  • E exclusão – discriminação – adversas – prol

Na linha 13, “Além disso” é um operador argumentativo com função de ______________, pois liga enunciados que constituem argumentos para ______________.
Considerando o contexto de ocorrência, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A disjunção – conclusões diferentes
  • B oposição – várias conclusões
  • C comprovação – uma conclusão discutível
  • D finalidade – uma única conclusão
  • E conjunção – uma mesma conclusão

No fragmento “Somente com um compromisso coletivo e ações concretas poderemos garantir que ninguém seja privado do direito de aprender. Afinal, qual futuro queremos construir se deixamos milhões sem acesso ao conhecimento?”, retirado do texto, as palavras sublinhadas são, respectivamente, classificadas morfologicamente como:

  • A Advérbio – pronome – conjunção.
  • B Adjetivo – substantivo – pronome.
  • C Advérbio – substantivo – partícula integrante do verbo.
  • D Adjetivo – pronome – partícula apassivadora.
  • E Advérbio – adjetivo – índice de indeterminação do sujeito.