Questões comentadas de Concursos para Professor - Coordenador

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Em uma perspectiva semântica, a palavra destacada no verso 13 “se entretendendo para todos, no toldo” pertence ao campo:

  • A da homonímia.
  • B da paronímia.
  • C da polissemia
  • D da denotação.
  • E do neologismo.

No verso “Um galo sozinho não tece uma manhã” há o recurso expressivo denominado:

  • A prosopopeia.
  • B metáfora.
  • C metonímia.
  • D eufemismo.
  • E catacrese.

Utilizou-se a norma culta para a colocação pronominal em:

  • A Ali encontra-se todo tipo de argumentação.
  • B Tendo arrependido-se da compra, devolveu.
  • C Perdoaria-me se pedisse desculpas?
  • D Não os entregamos ainda, pois não estão prontos.
  • E Daqui ver-se-á todo o espetáculo com nitidez.

Observe o período abaixo.


“A manhã, toldo de um tecido tão aéreo (v 15)

que, tecido, se eleva por si: luz balão.” (v 16)


Quantos aos aspectos gramatical, sintático e semântico, pode-se fazer a seguinte análise:


I – O sujeito do período tem seu núcleo em “manhã”.

II – O termo “que” é uma conjunção integrante.

III – O termo “se” é um pronome reflexivo.

IV – A expressão “por si” é um objeto indireto.

V – No período há duas metáforas.


Está correto apenas o que se afirma em:

  • A I, III, V.
  • B I, II, IV.
  • C II, IV, V.
  • D III, V.
  • E II, III.

Nas alternativas abaixo, para se alcançar coerência e coesão, foram utilizados operadores linguísticos para se estabelecerem relações. A alternativa cuja relação foi identificada corretamente entre as proposições é:

  • A Tamanho foi o esforço dos galos que alguns emudeceram. Relação de explicação.
  • B A manhã surgiu vigorosa, por conseguinte os galos retomaram suas rotinas. Relação de conclusão.
  • C Não pouparam a cantoria, embora se exigisse muitos esforços. Relação de tempo.
  • D A manhã surgiu como uma deusa de luz, iluminando os campos. Relação de causa.
  • E Antes que as pessoas acordassem, os galos preparavam a manhã. Relação de consequência.