Questões comentadas de Concursos para Médico/Medicina da Família e Comunidade

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Paciente feminina, 42 anos, gestora do lar, separada, vem em uma consulta na Unidade de Atenção Primária à Saúde, acompanhada da irmã. Ao ser questionada sobre o motivo da consulta, a paciente fala, demonstrando irritabilidade, que não sabe o motivo de ter sido trazida para a consulta. A irmã relata que a paciente, nas últimas semanas, tem tido comportamentos inadequados. Quando o médico pediu para detalhar esses comportamentos, a irmã relatou episódios de comportamentos impulsivos, humor irritável, agitação psicomotora e insônia. A paciente não foi colaborativa durante a consulta, porém apresentou discurso organizado, vigil e orientada no tempo e no espaço. A irmã disse que estes sintomas começaram após a paciente separar-se do marido. Não há histórico de sintomas parecidos com os atuais no histórico da paciente.

Considerando esta avaliação, assinale a alternativa que indica a hipótese diagnóstica que o médico deve considerar inicialmente:

  • A Crise psicótica.
  • B Quadro agudo de mania.
  • C Transtorno humor depressivo.
  • D Transtorno de ansiedade aguda.

Um profissional médico graduou-se e fez residência médica de Medicina de Família e Comunidade (MFC) em um grande centro urbano. Após finalizar a residência, foi trabalhar no interior, em uma comunidade de zona rural. Ao iniciar seus trabalhos na Estratégia Saúde da Família, deparou-se com situações de intoxicação por agrotóxicos, doenças infecto-parasitárias e acidentes com animais peçonhentos; que era uma realidade que ele nunca tinha vivenciado. Dessa forma, o profissional iniciou cursos de capacitação com esses temas.
Assinale a alternativa que indica o principio da MFC seguido por este profissional:

  • A O MFC é um profissional em contínuo processo de educação permanente.
  • B O MFC tem uma perspectiva integral e holística.
  • C A atuação profissional do MFC é influenciada pela comunidade.
  • D A relação médico-pessoa é fundamental para o desempenho do MFC.

Uma mãe leva seu filho de 24 meses para uma consulta de puericultura na Unidade Básica de Saúde. A criança é acompanhada longitudinalmente pela equipe da Unidade desde o pré-natal da mãe. A criança foi amamentada exclusivamente até os 6 meses, apresenta uma alimentação balanceada e tem as taxas de crescimento e desenvolvimento adequadas para a idade. A mãe pergunta para a médica se não está na hora de fazer um exame de sangue para ver como está a saúde do filho. A médica explica que o acompanhamento da criança é adequado e não existe indicação para o exame no momento. A mãe insiste e a médica explica novamente e mantém a conduta de não solicitar exames.
Em relação a conduta ética da médica nesta situação, pode-se afirmar que a médica:

  • A agiu com o princípio da justiça.
  • B não respeitou a autonomia da mãe.
  • C respeitou os ditames de sua consciência.
  • D agiu com o princípio da não-maleficência.

De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica (2017), o acolhimento deve ter características que permitam o acesso adequado da população aos serviços de Atenção Básica à Saúde.
Em relação ao acolhimento, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Deve ser organizado de forma que contemple grupos específicos como gestantes, crianças e idosos.
  • B Deve ser realizado utilizando uma lógica de fácil entendimento para os usuários, como distribuição de senhas num horário definido.
  • C Deve ser realizado através de atividades de educação em saúde, pois é uma forma de educar os usuários sobre os processos de trabalho da equipe.
  • D Deve ser organizado com a participação de todos os profissionais da equipe e com a pactuação de fluxos de avaliação de risco e vulnerabilidade.

Durante a reunião de uma Equipe de Saúde da Família, observou-se que muitas pessoas da comunidade têm dificuldades para compreender orientações sobre prevenção de doenças crônicas. A equipe decidiu realizar atividades educativas baseadas na educação popular em saúde.
Nesta perspectiva, assinale a alternativa que indica uma estratégia que poderia ser utilizada pela equipe:

  • A Confeccionar folders sobre o tema da prevenção em saúde e distribuir para toda a comunidade.
  • B Promover rodas de conversa em vários locais na comunidade, para explicar os conceitos importantes, e aconselhamento adequado.
  • C Aplicar um questionário com os usuários para saber quais são as dúvidas sobre o tema e ministrar palestras na sala de espera sobre estas dúvidas.
  • D Perguntar sobre as vivências das pessoas sobre o tema e construir um diálogo que valorize essas experiências, em abordagens coletivas ou individuais.