Questão 44 Comentada - Prefeitura de Céu Azul-2 - Técnico - Informática - FAU (2025)

Considerando o processo de letramento de alunos com deficiência auditiva, qual das alternativas a seguir descreve uma prática pedagógica que melhor promove a compreensão e a produção textual desses alunos?

  • A Utilizar exclusivamente textos escritos em língua portuguesa, sem contextualização em Libras, para não interferir na aprendizagem da língua escrita.
  • B Focar apenas na leitura e escrita em português, deixando de lado a produção textual em Libras, para que os alunos se concentrem em uma única língua.
  • C Promover a tradução literal de textos em português para Libras, sem ajustes, para que os alunos aprendam as estruturas gramaticais de ambas as línguas.
  • D Usar métodos de ensino tradicionais, como ditados e cópias, para garantir que os alunos com deficiência auditiva aprendam a forma correta das palavras em português.
  • E Desenvolver atividades interativas que utilizem vídeos em Libras com legendas em português, permitindo que os alunos relacionem as duas línguas de maneira significativa.