No contexto da interpretação/tradução para alunos com deficiência auditiva, especialmente no ambiente escolar, quais são as práticas mais eficazes para garantir a plena inclusão desses alunos? Considere as melhores estratégias e escolha a alternativa correta.
- A Garantir que o intérprete de Libras forneça apoio individual aos alunos com deficiência auditiva fora do horário regular de aulas, evitando a interferência no ensino para os demais alunos.
- B Integrar o intérprete de Libras como parte ativa do planejamento pedagógico, promovendo a colaboração entre intérprete e professor para adaptar as aulas e os materiais didáticos de forma contextualizada.
- C Focar exclusivamente na interpretação simultânea do conteúdo das aulas para Libras, sem a necessidade de adaptar os materiais escritos ou utilizar recursos visuais complementares.
- D Utilizar apenas a tradução literal do conteúdo falado para Libras, garantindo que os alunos recebam a mesma informação sem considerar as diferenças culturais e linguísticas entre a língua portuguesa e a Libras.
- E Atribuir todas as responsabilidades de comunicação ao intérprete de Libras, sem a necessidade de envolvimento ativo do professor regular nas adaptações pedagógicas.