Questões comentadas de Concursos para Diretor Material e Patrimônio

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O texto I apresenta dois enfoques:

  • A o dos gregos e o dos romanos.
  • B o dos romanos e dos escravos.
  • C o da escravidão e o da pobreza.
  • D o dos romanos e dos escravos pobres.
  • E o da escravidão e das finalidades sexuais.

Pode-se afirmar, no texto I, que o autor faz uma comparação com o excerto:

  • A “Os gregos e os romanos aceitavam a escravidão...”.
  • B “Estamos na mesma posição quando se trata de pobreza”.
  • C “... não hesitamos em condenar a prática da escravidão”.
  • D “Estamos convencidos de que uma sociedade justa deve procurar erradicá-la”.
  • E “... que fosse, por exemplo, proibido utilizá-los com finalidades sexuais.”

No trecho “Os gregos e os romanos aceitavam a escravidão porque não imaginavam que uma sociedade pudesse funcionar sem escravos”, o termo em destaque é uma conjunção coordenativa:

  • A conclusiva.
  • B explicativa.
  • C adversativa.
  • D aditiva.
  • E alternativa.

Considerando as diretrizes da gramática normativa, faz sentido o seguinte comentário:

  • A “Os gregos e os romanos aceitavam a escravidão...”. (O verbo concorda apenas com “romanos”)
  • B “(...) que fosse, por exemplo, proibido...”. (As vírgulas podem ser suprimidas.)
  • C “(...) alguns direitos aos escravos: que fosse...”. (Os dois pontos introduzem uma fala)
  • D “(...) que fosse, por exemplo, proibido utilizá-los (...)”. (“utilizá-los” refere-se ao termo “direitos”)
  • E “Mas, como não conseguimos conceber os meios...”. (“Mas” pode ser substituído por “Porém”)

No texto I, o trecho “Estamos convencidos de que uma sociedade justa deve procurar erradicá-la.”, o termo destacado refere-se:

  • A pobreza.
  • B escravidão.
  • C sociedade.
  • D direitos.
  • E finalidades sexuais.