Questões comentadas de Concursos para Analista do MPU Enfermagem

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Leia o texto abaixo:

“O problema em matéria de audição vem do fato de que o cérebro é um órgão muito rápido e que se pensa muito mais depressa do que se fala. Assim que escutamos uma pessoa, solicitamos ao cérebro que trabalhe muito mais lentamente em comparação com sua capacidade. Entretanto, não chegamos realmente a reduzir a velocidade do cérebro; enquanto registramos as palavras transmitidas pelo emissor, o cérebro continua a tratar as centenas de palavras e a fazer associações de ideias. Em outros termos, quando escutamos, nos resta algum tempo livre para pensar. É o emprego desse tempo livre que torna a escuta boa ou má”.
Levando em consideração que o conteúdo temático do texto é de difícil acesso pelo leitor comum, o processo utilizado para tornar esse conteúdo mais claro foi:

  • A indicar a estruturação do texto no início da leitura;
  • B acrescentar exemplos práticos ao texto;
  • C reformular as informações já dadas;
  • D utilizar sinônimos mais comuns para termos difíceis;
  • E repetir informações com os mesmos termos.

Todas as frases abaixo contêm pleonasmos, ou seja, repetições desnecessárias de palavras, que foram modificadas na reescritura dessas frases.
A frase em que o processo de reescrituração NÃO elimina o pleonasmo original é:

  • A Tenho o desejo de rever de novo o filme O Protetor 2 / Tenho o desejo de ver de novo o filme O Protetor 2;
  • B Segundo ele, ele crê que esse vocábulo é um neologismo / Ele crê que esse vocábulo é um neologismo;
  • C Os alunos dessa turma mutuamente se ajudam / Os alunos dessa turma se ajudam;
  • D Os exterminadores de insetos eliminaram completamente as pulgas dos cães / Os exterminadores eliminaram completamente as pulgas dos cães;
  • E Analisaram a situação e depois, em seguida, propuseram soluções / Analisaram a situação; em seguida propuseram soluções.

Observe a seguinte frase:
“Ele ficou esgotado porque correu muito”.
A maneira de reescrevê-la que modifica o seu sentido original é:

  • A Se ele correu muito, ficou esgotado;
  • B Ele sentiu-se esgotado por ter corrido muito;
  • C Já que correu muito, sentiu-se esgotado;
  • D Porque correu muito, ficou esgotado;
  • E Seu esgotamento ocorreu por ter corrido muito.

Todas as frases abaixo empregaram processos para evitar-se a repetição de termos idênticos.
A frase em que o processo usado foi a utilização de um termo de sentido mais geral (hiperônimo) é:

  • A Meus alunos estudaram bastante e, por isso, eles merecem uma recompensa;
  • B Entrou na avenida batendo tambor, mas o instrumento não resistiu por muito tempo;
  • C Arrumando os discos, decidi vender aqueles que eu não escuto mais;
  • D O proprietário do imóvel reuniu os inquilinos e, após alguns minutos, esse grande orador nos convenceu do aumento;
  • E Traga suas fotografias para que eu as possa ver; as minhas fotos eu mostro depois.

Em todas as frases abaixo, há termos de ligação sublinhados.
A frase em que esse termo se refere à estrutura do texto e não a fatos reais é:

  • A Cheguei atrasado ao trabalho e, por causa disso, fui multado em 10% dos meus vencimentos;
  • B À proporção que leio o livro, mais me apaixono pela figura humana de Van Gogh;
  • C Logo após o relato de sua doença, o personagem interrompeu a narrativa por vários dias;
  • D Os estudantes ficaram tão chateados com os resultados da prova, que decidiram fazer uma greve;
  • E Os alunos leram os livros encomendados pelo mestre, mas alguns deles não apreciaram a tarefa.