Questões de INAZ do Pará

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Sobre o título do texto, verifica-se que:

  • A Possui três substantivos, duas preposições, um advérbio, um adjetivo, um artigo e um numeral.
  • B Possui quatro substantivos, duas preposições, dois adjetivos e um artigo.
  • C Possui três substantivos, dois adjetivos, duas conjunções, um artigo e um numeral.
  • D Possui quatro substantivos, dois artigos, um adjetivo, uma conjunção e uma preposição.

A Reserva Extrativista Verde para Sempre é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais e tem a finalidade de subsistência com objetivo de proteger os modos de vida e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais. Em que municípios ela está localizada?

  • A Marabá e Novo |Repartimento.
  • B Altamira e Brasil Novo.
  • C Porto de Moz e Caxiuanã.
  • D Conceição do Araguaia e Redenção.

A série crise provocada pelo iconoclasmo (séculos VII-IX) teve múltiplas causas: políticas, sociais e teológicas. Obedecendo à interdição proclamada no Decálogo, os cristãos dos primeiros séculos não modelaram imagens. Mas no império do Oriente essa interdição passa a ser ignorada a partir do século III, quando uma iconografia religiosa (figuras ou cenas inspiradas nas Escrituras) começa a aparecer nos cemitérios e nas salas onde se reuniam os fieis. Essa inovação acompanhada de perto provocou o surto do culto das relíquias. Nos séculos IV e V, as imagens se multiplicaram e acentuaram-se a sua veneração. É ainda ao longo desses dois séculos que se tornaram mais precisas a crítica e de defesa dos ícones.” ELIADE, Mircea. História das Crenças e das Ideias Religiosas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2015. p. 65.
Com a leitura atenciosa do fragmento considere sobre - Iconografia das Igrejas Ortodoxas, exceto:

  • A Uma das funções do ícone é o ato pedagógico. Na pedagogia da face mística iconoclasta se desenvolve o saber. Formando o homem a partir das narrativas bíblicas. A imagem revela a experiência entre o homem e o sagrado. O sagrado se expressa na mão do iconografista
  • B A expressão “ícone” originasse do grego que significa imagem, figura, representação. Os ícones é uma imagem pintada sobre madeira (ou outros materiais), com técnicas especiais, com temas bíblicos, composição de cor e harmonia.
  • C O ícone é uma integração do artista entre espiritualidade e liturgia a serviço da fé. Há uma espiritualidade presente na produção dos ícones, não são meras pinturas com funções decorativas, mas sim, integra teologia das igrejas ortodoxas.
  • D A iconografia se estabeleceu no diálogo preciso entre os Concílios de Nicéia (325), IV Calcedônia (451). Ao longo da história da Igreja se realizou a pergunta sobre a natureza de Jesus Cristo e após esses concílios as Igreja Romana e Oriental Ortodoxa entendeu que há duas naturezas em Jesus Cristo – homem e divino.

O Brasil do início do século xx, se surpreendeu com a explosão da identidade cultural e artística de seus artistas como Tarsila do Amaral, que pinta sua grande obra “Abaporu” (1928-malba-museu de arte latino americano – Bueno Aires- argentina) representante de uma de suas fases conhecida como:

  • A “Antropofágica”, representante da teoria antropofagica de Oswald de Andrade.
  • B “Antropofágica”, representante da teoria antropofágica de Vicente do rego monteiro.
  • C “Pau brasil”, representante da teoria de Oswald de Andrade.
  • D “Pau brasil”, representante do manifesto brasileiro “antropofagia” de Oswald de Andrade.

Leia o fragmento de texto abaixo e marque a opção que corresponde ao decreto que completa a lacuna:
“O decreto____________ regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/Decreto/D8368.htm

  • A Decreto 6.949 de 20 de agosto de 2009.
  • B Decreto 186 de 09 de julho de 2008.
  • C Decreto 8.368 de 02 de dezembro de 2014.
  • D Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999.