Questões comentadas das provas da FEC

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Com a argumentação desenvolvida no texto, o autor busca persuadir o leitor a concluir que:

  • A a saída para a educação no Brasil pressupõe a execução gradual de um programa democrático de qualificação do ensino de base.
  • B para reverter a situação atual da educação, o Brasil precisa fazer uma revolução destinada a mudar seu sistema político.
  • C os últimos governos brasileiros ampliaram o número de vagas no ensino superior, promovendo a construção de uma elite intelectual.
  • D a ineficácia de nossa educação como processo de acúmulo de conhecimento é fruto do excesso de vagas no ensino superior.
  • E o Brasil precisa ampliar sua visão político- pedagógica, abrindo as portas do ensino superior para todos os seus cidadãos.

Para sustentar seu ponto de vista, o autor recorre a todas as estratégias argumentativas a seguir, COM EXCEÇÃO da seguinte:

  • A valer-se de comparações e de evidências lógicas.
  • B concordar parcialmente com possível objeção a ponto de vista sustentado.
  • C explorar a existência de dados estatísticos.
  • D recorrer ao emprego da 1ª pessoa do plural visando a obter a adesão do leitor.
  • E ilustrar opinião emitida com passagem de narrativa literária.

A alternativa que contém argumento usado pelo autor para justificar opinião anteriormente expressa é:

  • A “o aumento nas vagas do ensino superior não trará o resultado desejado” (parágrafo 1).
  • B “são 2,3 vagas por candidato” (parágrafo 3).
  • C “um bom ensino superior depende de boa educação de base” (parágrafo 3).
  • D “pouco fizeram para que toda criança tenha acesso a escola de qualidade” (parágrafo 4).
  • E “o novo sistema de escolas federais iria substituindo o sistema tradicional municipal ou estadual” (parágrafo 6).

Com o emprego do futuro do pretérito - “incorporaria”, “se faria”, “levaria”, etc. (parágrafo 6), “teríamos” (parágrafo 7) -, o autor sinaliza que se deve entender o conteúdo das respectivas proposições como:

  • A necessário.
  • B possível.
  • C facultativo.
  • D certo.
  • E obrigatório.

Evidencia-se a noção de que é indubitável o conteúdo da proposição: “Elas fracassarão como construtoras de conhecimento de alto nível” (parágrafo 1) com a substituição de “Elas fracassarão” por:

  • A Elas poderão fracassar.
  • B De certo elas vão fracassar.
  • C Elas deverão fracassar.
  • D Elas tendem a fracassar.
  • E Creio que elas fracassarão.