Questões de Simbolismo (Literatura)

Limpar Busca

Em “Nas formas voluptuosas o Soneto” (verso 1), a utilização da letra inicial maiúscula pelo movimento literário do Simbolismo intencionava:

  • A Conferir à palavra um caráter quase sagrado ou divino, dando-lhe um significado mais amplo e profundo.
  • B Realçar o vocábulo, chamando a atenção para sua constituição morfológica.
  • C Tratar a palavra como a única e mais importante para o entendimento de todo o poema.
  • D Atribuir uma importância morfossintática à constituição do poema a partir de seu nível material.
  • E Apenas destacar a palavra entre as demais presentes no poema.

Analise o excerto do poema a seguir:


“Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

Tudo nas cordas dos violões ecoa

E vibra e se contorce no ar, convulso...

Tudo na noite, tudo clama e voa

Sob a febril agitação de um pulso”.


Considerando suas características formais e temáticas, o trecho do poema pertence a qual movimento literário?

  • A Tendo em vista o emprego do sofrimento amoroso exacerbado e centrado na figura do “eu”, pode-se afirmar que o poema pertence à estética romântica.
  • B O emprego da aliteração, bem como a criação de imagens inefáveis e o uso da sugestão dos sentidos permitem afirmar que o poema segue a estética simbolista.
  • C Considerando-se o emprego do verso livre e da temática do insólito, verificam-se presentes as características do Modernismo brasileiro.
  • D Trata-se de um poema do movimento realista, uma vez que a métrica rígida e a composição, seguindo esquema de rimas externas reflete a busca pela perfeição formal.
  • E A temática voltada ao aspecto indomável da natureza e a composição que apresenta métrica rígida colocam o poema como pertencente ao Arcadismo brasileiro.

“Negação do Positivismo, do Cientificismo, do Materialismo, criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, do eu-profundo, da associação de ideias e imagens, complexidade na relação eu/mundo. Espiritualismo, misticismo, subjetivismo intenso, ocultismo, ânsia de superação, de fuga do terreno, comunhão com os Astros, o Espírito, o Alto, a Alma, o Infinito, a Essência, o Desconhecido. Fixação pela Idade Média e por vocabulário litúrgico de ambiência eclesiástica, tom vago, impreciso, nebuloso, poesia hermética, ilógica, indireta, obscura, rompendo com a lógica discursiva, a poesia como mistério. Musicalidade através das aliterações, emprego de maiúsculas alegorizantes, reticências”.
Estamos nos referindo ao:

  • A Barroco.
  • B Arcadismo.
  • C Realismo.
  • D Parnasianismo.
  • E Simbolismo.

Subjetivismo, espiritualidade e misticismo são características que refletem o estilo desta escola literária.

  • A Barroco.
  • B Arcadismo.
  • C Realismo.
  • D Simbolismo.
  • E Naturalismo.

Relacione as colunas referentes autores/escolas literárias e marque a alternativa correta.

Coluna I.
A) Gregório de Matos Guerra.
B) Tomás Antônio Gonzaga.
C) Gonçalves Dias.
D) Machado de Assis.
E) Aluísio Azevedo.
F) Olavo Bilac.
G) Monteiro Lobato.
H) Cruz e Sousa.
I) Guimarães Rosa.

Coluna II.
1- Naturalismo.
2- Arcadismo.
3- Pré-modernismo.
4- Modernismo.
5- Romantismo.
6-Simbolismo.
7- Parnasianismo.
8- Realismo.
9- Barroco.

  • A A (1) – B (3) – C (5) – D (7) – E (8) – F (6) – G (4) – H (2) – I (9).
  • B A (3) – B (1) – C (7) – D (5) – E (8) – F (6) – G (4) – H (2) – I (9).
  • C A (9) – B (2) – C (5) – D (1) – E (8) – F (7) – G (3) – H (6) – I (4).
  • D A (2) – B (4) – C (6) – D (9) – E (7) – F (5) – G (1) – H (3) – I (8).
  • E A (9) – B (2) – C (5) – D (8) – E (1) – F (7) – G (3) – H (6) – I (4).