Questões de Tipos de Gramática – Normativa, Funcional, Descritiva e Gerativa (Linguística)

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Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.

  • A Normativa, descritiva e internalizada.
  • B Descritiva, internalizada e normativa. Internalizada normativa e descritiva. D. Normativa, internalizada e descritiva. E. Descritiva, normativa e internalizada.
  • C Internalizada normativa e descritiva.
  • D Normativa, internalizada e descritiva.
  • E Descritiva, normativa e internalizada.

“... pode-se considerar a licença poética como uma manobra linguística válida para diversos gêneros textuais, que permite aos autores expressarem o que desejam do modo que considerem mais adequado.”, neste fragmento destaca-se o fundamento de:

  • A sociolinguística.
  • B gramática normativa.
  • C gramática estrutural.
  • D linguística histórico-comparativa.
  • E gramática universal.
Quando nos reportamos à gramática normativa, de imediato nos vem à mente a palavra “norma”. Em termos gerais, a noção de norma corresponde à regra. No caso da gramática normativa, trata-se de regras a serem seguidas. No entanto, para a Linguística, “norma” tem outro conceito. Sobre esse conceito linguístico, assinale a alternativa correta.
  • A Entende-se como o conjunto de usos e atitudes (valores socioculturais agregados às formas) comuns a determinados grupos sociais.
  • B É uma sistematização com base em imposições prescritivas da gramática normativa.
  • C São regras descritivas formuladas a partir da gramática tradicional.
  • D Encaixa-se nessa definição uma subclassificação: norma padrão e norma culta (a primeira corresponde a padrões efetivos de uso observável em certo grupo; a segunda, a regras impostas).
  • E A escrita equivale à norma culta, pois seu uso conserva as regras tradicionais da gramática.
De acordo com Antunes (2007), se uma criança diz “minhas colegas e meus colegos”, “um algodão” e “um algodinho”, é porque já domina as regras morfossintáticas de indicação do masculino e do feminino, bem como as regras de indicação do aumentativo e do diminutivo em português. Ou seja, já sabe esses pontos da gramática. Nesse caso, trata-se de qual gramática?
  • A Internalizada.
  • B Histórica.
  • C Normativa.
  • D Descritiva.
  • E Funcional.

Uma das áreas da linguística mais estudadas atualmente é o gerativismo linguístico, que cria o conceito de Gramática Gerativa. Um dos linguistas mais respeitados nesse campo de pesquisa e conhecido também como o “pai” dessa gramática é

  • A Noam Chomsky.
  • B Ferdinand Saussure.
  • C William Labov.
  • D Carlos Alberto Faraco.
  • E Jacques Derrida.