Questões de Tipologias de Museus (Museologia)

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Com o advento da cultura digital, a relação da sociedade com os museus também vem se transformando. Segundo o que se pensa sobre a difusão virtual do acervo museal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Por meio dos repositórios digitais é possível provar a propriedade de um determinado item, pois, ao publicizar a sua existência, há a possibilidade de auxiliar que ele não entre em um circuito de tráfico ilícito de objetos culturais.
( ) Por meio dos repositórios digitais, há a possibilidade de reunir as informações sobre os acervos em um único local. Essa ação permite que as coleções de uma mesma instituição, porém de naturezas distintas, sejam visualizadas em seu conjunto.
( ) Informações quanto à localização, estado de conservação e exposições podem ser gerenciadas pelos acervos digitais. Ainda não há um projeto que auxilia a visualização pública dos empréstimos de itens do acervo.
A sequência está correta em
  • A F, V, F.
  • B V, V, F.
  • C V, V, V.
  • D F, F, V.
  • E F, F, F.
A criação da plataforma Tainacan veio de uma solução tecnológica para difundir e para a interoperabilidade de acervos digitais. Dentre as decisões que levaram a desenvolver o Tainacan, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Gratuidade: o Tainacan é um software livre, sem custo de instalação ou manutenção.
( ) Alta curva de aprendizagem: o Tainacan pode ser instalado e utilizado por um profissional da área cultural e de museu, desde que tenha formação específica em TI.
( ) Documentação ampla e em língua portuguesa: o Tainacan foi desenvolvido como software livre, a fim de ser difundido e utilizado.
A sequência está correta em 
  • A V, F, V.
  • B F, V, F.
  • C F, V, V.
  • D F, F, F.
  • E V, V, V.
Existem duas categorias que compreendem os acervos digitais: os acervos digitalizados e os não digitais. Sobre os acervos digitais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A É chamado de “repositório digital de acervos” o local em que fica armazenado o item digitalizado.
  • B Uma das vantagens em se manter um acervo digital organizado é o processo de internacionalização do museu, agregando valor e relevância social à instituição.
  • C Compreende-se que os acervos digitalizados possuem uma base física e que passam por um processo de digitalização, tal como um quadro, uma escultura, uma peça de mobiliário etc.
  • D Compreende-se que os acervos nato digitais não possuem uma fonte física, ou seja, já surgem no formato digital. Como exemplos temos os e-mails, fotos e vídeos em formato digital, obras de arte digitais etc.
  • E Pelo seu caráter material, apenas os acervos digitalizados precisam de tratamento, documentação e modos de armazenamento para sua veiculação no campo digital. Os nato digitais dispensam desse tipo de identificação.

Os jardins botânicos, zoológicos e oceanários se enquadram sumariamente na tipologia dos:

  • A sítios naturais musealizados
  • B museus clássicos/tradicionais com coleções vivas.
  • C museus de território.
  • D ecomuseus.
  • E museus acadêmicos.

Os franceses Hugues de Varine – criador do termo ECOMUSEU, André Desvallées e Georges Henri Rivière envolveram-se na exploração dessa forma experimental de museu, abrindo caminhos para uma nova perspectiva acerca do campo museológico. Os três conceitos fundamentais da ecomuseologia, em analogia aos museus clássicos com seus edifícios, coleções e visitantes, são:

  • A comunidade participativa, patrimônio natural e turismo receptivo.
  • B fauna e flora preservadas, roteiro de visitação e território edificado.
  • C edifícios, coleções e população participativa.
  • D comunidades periféricas, patrimônio cultural e território natural preservado.
  • E território musealizável, patrimônio cultural (público) e população.