Questões de Terapia Ocupacional em Grupos e Prática Social (Terapia Ocupacional)

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Durante o acompanhamento de um grupo de jovens infratores em cumprimento de medidas socioeducativas, o terapeuta ocupacional depara-se com relatos de violências sofridas na comunidade e falta de perspectivas de futuro. Além disso, há conflitos constantes com a equipe jurídica. Tendo em vista as responsabilidades, atribuições e o compromisso com a atualização do conhecimento, como proceder?

  • A Priorizar os encaminhamentos jurídicos como desdobramento principal da intervenção, comunicando os conflitos às autoridades competentes e concentrando as ações em registros formais, ainda que isso reduza a interação com os jovens e o trabalho em rede.
  • B Desenvolver oficinas com foco em habilidades técnicas operacionais e tarefas estruturadas, adotando uma abordagem disciplinar centrada na produtividade e no controle de comportamento, com menor ênfase em processos subjetivos e de autonomia.
  • C Orientar as escutas exclusivamente para os desdobramentos legais das medidas impostas, conferindo menor prioridade às dimensões psicossociais, por entender que esses aspectos são de responsabilidade de outros profissionais da rede.
  • D Criar um plano terapêutico que associe atividades de reflexão e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, articulando-se com a equipe jurídica e demais instituições para promover inclusão social e prevenção de recaídas.

Qual das alternativas determinam as diferentes abordagens grupais?

  • A Psicanalítica, cognitiva, psicodramática, sistêmica e a dos grupos operativos.
  • B Psicanalítica, física, sensório-perceptiva, cognitiva e social.
  • C Psicossocial, social, cognitiva, sistêmica e dos grupos operativos.
  • D Psicossocial, psicodramática, cognitiva, sistêmica e emocionais.

As habilidades de processo de grupo são essenciais para as alianças terapêuticas na terapia ocupacional. Os grupos dirigidos por tarefa em terapia ocupacional, onde as tarefas terapêuticas são idealizadas para a restauração ou o desenvolvimento da função, nas habilidades dos componentes e nas áreas de desempenho ocupacional, são chamados de:

  • A Grupos de foco.
  • B Grupos terapêuticos.
  • C Grupos de superação.
  • D Grupos de suporte de colegas.
  • E Grupos de consulta e supervisão.

A Terapia Ocupacional é uma profissão comprometida com práticas interdisciplinares, voltadas para a inclusão social e o fortalecimento de sujeitos coletivos e seus territórios. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

  • A A Terapia Ocupacional promove uma abordagem integradora em diversos campos, como o social, a educação e a cultura, sem transitar pela interface entre esses diferentes campos de atuação.
  • B A intervenção da Terapia Ocupacional no campo social se alinha a uma prática territorial, utilizando tecnologias sociais voltadas à inclusão e participação de sujeitos coletivos no contexto sociopolítico e cultural.
  • C As atividades artístico-culturais empregadas na Terapia Ocupacional buscam atender as especificidades do contexto ou das características do grupo atendido.
  • D O terapeuta ocupacional integra a dimensão macroestrutural do território e a dimensão microssocial, considerando as histórias de vida e as narrativas dos sujeitos no processo de intervenção.
  • E O campo da arte e cultura, nas políticas públicas, exige do terapeuta ocupacional uma lógica de atuação que ultrapassa a perspectiva tradicional do processo saúde-doença, visando ampliar a participação social e cultural dos indivíduos.

Para Samea (2008), um grupo terapêutico de atividades pode configurar-se como importante espaço para a explicitação e troca de diversos conteúdos relativos à reabilitação. Nesse sentido, as abordagens grupais têm sido cada vez mais fonte de investigação e intervenção na prática da terapia ocupacional. É CORRETO afirmar que:

  • A a abordagem grupal em terapia ocupacional é uma prática que possibilita um olhar centrado na doença.
  • B a abordagem grupal em terapia ocupacional é um dispositivo para a prevenção em habiliação motora. 
  • C a abordagem grupal em terapia ocupacional não se constituiria como matéria-prima para a compreensão do sujeito. 
  • D a abordagem grupal em terapia ocupacional é pensada como um veículo de produção de objetividades do indivíduo. 
  • E a abordagem grupal em terapia ocupacional teria a objetividade de uma tarefa, pautada no trabalho e elaboração dos desdobramentos advindos do encontro entre sujeitos que buscam reabilitação.