Questões de Teoria Neoclássica da Administração (Administração Geral)

Limpar Busca
A administração como uma área de conhecimento estruturada é recente, um produto do século XX e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de vários precursores, em diferentes campos de atividades. A organização e a empresa moderna surgiram a partir da Revolução Industrial. A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico, que permitiu o surgimento da teoria administrativa devido a alguns fatores, dentre eles: 
  • A Encolhimento de mercados.
  • B Descoberta de novas formas de energia.
  • C Manutenção das estruturas corporativas da Idade Média.
  • D Estagnação tecnológica e aplicação de processos empíricos à produção.
Julgue o item subsequente. 

A técnica PDCA, que significa Planejar, Fazer, Verificar e Agir, é fundamental para o funcionamento das ferramentas de qualidade e para promover a melhoria contínua. Esse método envolve determinar objetivos e metas, medir o funcionamento real, fazer um balanço entre objetivos e funcionamento, e executar melhorias com o mínimo desperdício possível. 
  • Certo
  • Errado
Julgue o item subsequente. 

Na administração de empresas, as quatro funções administrativas fundamentais – planejamento, organização, direção e controle (PODC) – são essenciais para o sucesso e o crescimento da empresa, independentemente do seu setor ou porte. O planejamento serve como a base para todas as atividades empresariais, definindo metas e ações necessárias para atingi-las. Já a organização é crucial para colocar o planejamento em prática e manter todos os processos sob controle.

  • Certo
  • Errado

Considerando as funções administrativas em uma organização, associe a coluna 1 com as respectivas definições e elementos apresentados na coluna 2.

Coluna 1 Função administrativa

1. Planejar
2. Organizar
3. Controlar
4. Dirigir

Coluna 2 Definição e elementos
( ) É a forma de coordenar todos os recursos da organização, sejam eles humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor maneira.
( ) Envolve os estilos de liderança utilizados pelos gestores para motivar as pessoas a atingir os objetivos propostos.
( ) É estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes adotadas sejam as mais compatíveis com o que a organização almeja.
( ) Significa estabelecer os objetivos da organização, especificando a maneira como serão atingidos.
( ) O produto principal dessa função é a informação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

  • A 2 • 1 • 4 • 2 • 3
  • B 2 • 3 • 4 • 1 • 1
  • C 2 • 4 • 3 • 1 • 3
  • D 4 • 1 • 1 • 2 • 3
  • E 4 • 4 • 3 • 2 • 1

A Administração é a área do conhecimento humano que se ocupa da condução racional das atividades de uma organização, lucrativa ou não [...], sendo o planejamento, a direção, a organização e o controle as funções administrativas, quando tratadas isoladamente.
(CHIAVENATO, 2014.)

As funções administrativas quando tratadas em um todo integrado formam: 

  • A Processo administrativo.
  • B Objetivo da administração.
  • C Princípio da administração.
  • D Embasamento administrativo.