Questões de Teoria Literária (Literatura)

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Sobre os elementos do texto literário e a distinção entre ficção e não-ficção, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  • A Textos de ficção não apresentam estrutura narrativa nem personagens construídos.
  • B A não-ficção exclui qualquer possibilidade de construção estética ou subjetiva.
  • C A ficção lida apenas com fatos reais, enquanto a não-ficção trabalha com invenção.
  • D A ficção constrói universos imaginários, ainda que verossímeis, com liberdade criativa.
  • E A não-ficção utiliza linguagem figurada e simbólica para distorcer os acontecimentos.

O texto III é o soneto número XIII da coletânea de sonetos Via Láctea. O tema do amor, mote inspirador dos versos de Bilac, foi fruto da paixão que o poeta teve. Os versos apaixonados transparecem:

  • A a loucura de quem perdeu o grande amor para a morte.
  • B alguém amado falecido que virou uma estrela.
  • C o afeto de um recém-apaixonado que dialoga com as estrelas.
  • D um astrônomo que vive a conversar com as estrelas.
  • E o sentimento de se esperar o grande amor chegar.

A relação entre os animais e os homens, tal como retratada em A revolução dos bichos, de George Orwell é uma fabulação da relação entre

  • A professores e alunos.
  • B pais e filhos.
  • C nobres e plebeus.
  • D patrões e empregados.
  • E adultos e crianças.

O ensino de Literatura e a formação do leitor foram especialmente associados à escolarização da leitura literária e à disciplinarização da Literatura, o que, com o passar do tempo, foi se intensificando por meio dos dispositivos legais vinculados à Educação. A BNCC (Brasil, 2018), por exemplo, trata disso nas competências específicas 1, 2, 3 e 4, habilidades EM13LGG 103, EM13LGG 105, EM13LGG 202, EM13LGG 203, EM13LGG 302, EM13LGG 305, EM13LGG 401, e, mais especialmente, na competência específica 6, habilidades EM13LGG 601, EM13LGG 602, EM13LGG 603 e EM13LGG 604. Vale dizer que a Literatura deve integrar o cotidiano do(a) aluno(a), de modo que a vivência literária o(a) acompanhe mesmo fora do ambiente escolar, bem como depois da formação mínima prevista em lei.

Com base nisso, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A seleção e indicação de leituras literárias que formarão o repertório a ser lido cabem especificamente ao(à) professor(a), que deve levar em conta para sua escolha, sobretudo, elementos que aprimorem os conhecimentos linguísticos e textuais do(a) leitor(a).
( ) A concepção de Literatura, a metodologia adotada e os papéis do(a) professor(a) e do(a) aluno(a) são elementos que interferem decisivamente no trabalho com a leitura literária em sala de aula e, por consequência, no processo de formação de leitores.
( ) Metodologias como o letramento literário contribuem para o processo de formação de leitores porque incentivam a apropriação da Literatura a partir da leitura literária especificamente, fundando-se numa relação intensa com a linguagem.

A sequência correta é

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – V.
  • D V – V – F.
  • E F – V – V.

Leia com atenção os textos que seguem.

“E assim seguimos nosso caminho por esse mar, de longo, até que, terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram vinte e um dias de abril, estando da dita ilha obra de 660 ou 670 léguas, segundo os pilotos diziam, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mercantes chamam botelho, assim como outras a que dão o nome de rabo-de-asno. E, quarta-feira seguinte, pela manhã topamos aves a que chamam furabuchos.
Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra!”

Fonte: CAMINHA, P. V. de. Carta do Achamento do Brasil. In: OLIVIERI, A. C.; VILLA, M. A. Cronistas do descobrimento. São Paulo: Ática, 2002. p. 19-25.

“a descoberta
Seguimos nosso caminho por este mar de longo
Até a oitava da Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra”

Fonte: ANDRADE, O. de. “Pero Vaz Caminha; a descoberta”. In: MORICONI, I. Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 79-80.

A partir da comparação entre os excertos transcritos, é correto afirmar que

  • A Pero Vaz de Caminha e Oswald de Andrade se referem ao mesmo acontecimento histórico, e, à parte questões de estilo, ambos evidenciam semelhanças quanto ao contexto de produção e à linguagem, estabelecendo relações entre Literatura e História.
  • B A apropriação de Oswald de Andrade da “Carta” de Pero Vaz de Caminha ultrapassa a técnica literária do pastiche, configurando-se como paródia, na medida em que acrescenta às palavras do cronista elementos irônicos, como o uso de minúsculas no título do segmento do poema transcrito, por exemplo.
  • C O registro de Pero Vaz de Caminha não se configura como literário em sua origem, e Oswald de Andrade, embora escreva em versos, não compõe literariamente um poema, na medida em que apenas transcreve palavras da “Carta” de forma descontínua.
  • D Empregando apenas a técnica do pastiche, inspirado na vanguarda dadaísta, Oswald de Andrade apresenta um poema-exemplo do que defende tanto no “Manifesto Pau Brasil”, como no “Manifesto Antropófago”.
  • E Tanto a “Carta”, de Pero Vaz de Caminha, como o segmento “a descoberta”, integrante do poema “Pero Vaz Caminha”, de Oswald de Andrade, apresentam elementos e características presentes em toda a trajetória da Literatura Brasileira, desde os tempos coloniais até a atualidade, tais como: o pitoresco, a cor local e o primitivismo nativo.