Questões de Restauração (Arquitetura)

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De acordo com o Manual de Elaboração de Projetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o conjunto de operações destinadas a restabelecer a unidade da edificação, relativa à concepção original ou de intervenções significativas na sua história, é denominado de

  • A revitalização.
  • B reconstrução.
  • C reabilitação.
  • D restauração.

Desde os últimos anos do século XIX e início do século XX vem sendo empreendidas diversas tentativas com o intuito de disciplinar e limitar as ações de restauração, tendo em vista que as más restaurações podem causar prejuízos maiores do que a própria ação do tempo sobre elas. Preconizava-se a necessidade de tornar o restauro um ato científico, que seguisse princípios e métodos cientificamente determinados, respeitando os monumentos enquanto documentos históricos, para os quais deveriam ser dispensados cuidados de filólogo, tal como defendia Gustavo Giovannoni, cujas idéias tiveram grande repercussão no entreguerra europeu. Neste cenário, indique outro destaque responsável por filiar o restauro ao pensamento crítico e às ciências.

  • A Gottfried Semper.
  • B Cesare Brandi.
  • C Eugène Viollet-le-Duc.
  • D Quatremère Quincy
  • E Alois Riegl.

Ao processo de intervenção que constitui um momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na consistência física e na sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para o futuro, damos o nome de:

  • A reparação
  • B restauração
  • C revitalização
  • D requalificação

A restauração deve seguir princípios gerais, vinculados a uma unidade conceitual e metodológica (algo diverso de regras fixas), para as várias formas de manifestação cultural, mesmo na diversidade dos meios a serem empregados para enfrentar os problemas particulares de cada obra. É um ato histórico-crítico ancorado na história e na filosofia. É um ato de um dado presente histórico que deve ter em vista alguns princípios fundamentais, pensados de forma concomitante e não excludente.
O princípio fundamental que diz que “a restauração não pode desnaturar o documento histórico nem a obra como imagem figurada, devendo respeitar suas várias estratificações” denomina-se: 

  • A Compatibilidade de técnicas e materiais.
  • B Distinguibilidade.
  • C Reversibilidade.
  • D Mínima intervenção.
  • E Re-trabalhabilidade.

“A partir de experimentos e reflexões que se desenvolveram ao longo de séculos, hoje temos conceitos definidos sobre como e o que preservar, conservar e restaurar. Tomando como princípio o respeito à forma original a diversidade das manifestações culturais. As ideias evoluem e a definições são abrangentes.” Neste sentido, é incorreto afirmar:

  • A A conservação-restauro deve ser definida como qualquer intervenção direta ou indireta efetuada em um objeto ou monumento, para salvaguardar sua integridade física e garantir o respeito por seu significado cultural, histórico, estético e artístico.
  • B A documentação compõe-se de imagens e texto que retratem o historial de todos os processos efetuados e a exposição do raciocínio que terá estado por trás deles.
  • C Conservar um edifício, do ponto de vista histórico, é uma forma de garantir o testemunho e o referencial de seus valores, de sua representatividade técnica e social. A conservação do componente material do patrimônio requer uma série de habilidades e conhecimentos que permitam conhecer e então se evitar os riscos de seu desaparecimento.
  • D Entende-se por patrimônio cultural todo aquele que, sendo objeto, construção ou ambiente, a sociedade atribua um valor especial, estético, artístico, documental, ecológico, histórico, científico, social ou espiritual e constitua um patrimônio cultural essencial a transmitir às gerações futuras.
  • E O diagnóstico consiste na realização de intervenções indiretas visando ao retardamento da degradação e impedindo desgastes pela criação de condições otimizadas para a conservação dos bens culturais de forma que essas medidas sejam compatíveis com sua utilização social.