Questões de Tecnologia e Administração (Administração Geral)

Limpar Busca

Em organizações grandes e complexas, cada área desenvolve um nível de tecnologia com diferentes graus de excepcionalidade e capacidade de análise, devendo a estrutura da organização ser ajustada para atender às necessidades dessa tecnologia. Dependendo do tipo de tecnologia da área, esta seguirá um modelo mais burocrático ou orgânico em termos de formalização, centralização, qualificação de pessoal, abrangência do controle e comunicação.

Portanto, tem-se que a tecnologia

  • A de engenharia tende a ser menos complexa porque existe uma pequena variedade de atividades executadas numa estrutura burocrática, na qual os empregados normalmente consultam um corpo de conhecimento bem desenvolvido para tratar os problemas.
  • B artesanal se caracteriza por um fluxo estável de atividades, mas com o processo bem compreendido, capacidade de análise elevada e grau de excepcionalidade baixo, comunicações verticais e uma estrutura predominantemente orgânica, na qual as tarefas exigem experiência porque os empregados agem com base na intuição.
  • C de aprendizagem favorece uma organização com estrutura vertical dominante, tarefas especializadas, tomada de decisão centralizada, baixo grau de excepcionalidade e capacidade de análise e conexões horizontais de informação.
  • D não rotineira favorece uma estrutura orgânica, com pouca capacidade de análise e elevado grau de excepcionalidade, com baixa formalização e centralização, com comunicações horizontais, ou seja, poucas atividades são previstas por normas ou procedimentos formais.
  • E rotineira favorece uma estrutura orgânica, com pouca capacidade de análise e baixo grau de excepcionalidade, com baixa formalização e centralização, com comunicações horizontais, ou seja, poucas atividades são previstas por normas ou procedimentos formais.

O aumento e a expansão das indústrias a partir da Revolução Industrial não apenas geraram significativos ganhos para a sociedade, mas também acarretaram desafios relacionados à eficiência produtiva, dando origem ao desenvolvimento das Teorias da Administração. Destaca-se como uma das teorias da administração a Teoria:

  • A do Empowerment, promovendo a delegação de autoridade e a responsabilidade aos colaboradores
  • B da Burocracia, enfocando a estrutura organizacional e a racionalidade nas operações
  • C do Caos, explorando a imprevisibilidade e a complexidade das organizações modernas
  • D da Motivação Humana, enfatizando a importância do bemestar dos trabalhadores

Analise a afirmativa a seguir.
Na Administração, uma das formas de se trabalhar com a informação engloba o entendimento e a análise da informação. Nesse processo, há a necessidade de seletividade e capacidade de identificar significados em toda a informação que a tecnologia possibilita.
Essa forma de trabalho com a informação é a(o)

  • A seleção.
  • B obtenção.
  • C divulgação.
  • D processamento.
  • E armazenamento.

O equilíbrio dinâmico obtido pela autorregulação ou autocontrole mantém o funcionamento do sistema dentro de certas variáveis ou limites, mesmo quando os estímulos externos forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade. Esse equilíbrio está relacionado com o conceito da abordagem sistêmica da administração denominado:

  • A sinergia.
  • B entropia.
  • C feedback.
  • D homeostasia.
  • E redundância.

Sobre o manuseio de tecnologias de escritório, avalie as afirmativas:
I. A tecnologia permite um trabalho mais eficaz, bem como a utilização correta dos recursos, o que leva a uma redução de custos. Essa diminuição dos gastos também ocorre devido à minimização de erros na produção, proporcionadas por softwares que apontam exatamente as tarefas a serem feitas.
II. A tecnologia contribui para que o trabalho desenvolvido seja cada vez melhor. Ela não só ajuda a otimizar a administração do negócio, como gerir as informações obtidas externamente para desenvolver soluções ainda melhores aos consumidores e aos próprios colaboradores.
III. As videoconferências, são uma realidade em muitas empresas, especialmente as que concentram a maior parte das suas ferramentas em um ambiente online. Videoconferência é uma tecnologia de comunicação que permite que pessoas entrem em contato umas com as outras de qualquer parte do mundo por uma transmissão em vídeo.
Fonte: Solides, Tecnologia nas empresas. Disponível em: (https://blog.solides.com.br/tecnologia-nas-empresas-ajuda-crescimento/#:~:text=A%20tecnologia%20permite%20 um%20trabalho,as%20tarefas%20a%20serem%20feitas)

Após análise das afirmativas acima, estão CORRETAS as opções:

  • A Apenas a opção I, está correta.
  • B I e II, estão corretas.
  • C Apenas a opção III, está correta.
  • D I, II e III, estão corretas.