Questões de Sistemas de Transporte (Engenharia Civil)

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No município de João Pessoa, mais especificamente na Avenida Atlântica, trecho compreendido entre a ponte sobre o rio Jaguaribe e a Avenida Litorânea, o recuo frontal será de
  • A 5,00 metros.
  • B 4,00 metros.
  • C 6,00 metros.
  • D 9,00 metros.
  • E 12,00 metros.

O manual de projeto geométrico de travessias urbanas do DNIT (2010) apresenta a classificação funcional das vias urbanas, isto é, a categorização conforme a função que desempenham dentro do sistema viário e o tipo de serviço que entregam. Nesse sentido, analise as características de um determinado tipo de via urbana: • São vias com controle de acesso aos lotes marginais, de modo a minimizar os efeitos do atrito lateral e eliminar os principais pontos de conflito. São exemplos deste controle: exigências de altura dos meios-fios e restrições quanto aos retornos possíveis. • Devem prover elevado grau de mobilidade para as viagens mais longas, oferecendo velocidades de operação e níveis de serviço elevados. • Normalmente a seção transversal não inclui acostamentos.
As características acima definem:

  • A Vias do sistema local.
  • B Vias expressas secundárias.
  • C Vias expressas primárias.
  • D Vias arteriais primárias.
  • E Vias do sistema coletor.

Em relação aos Estudos e Projetos de Estradas, conforme Manual Técnico para Conservação e Recuperação de Estradas Vicinais de Terra do IPT, Manual de projeto geométrico de Travessias Urbanas e Manual de Pavimentação do DNIT, assinale a alternativa correta.

  • A Os problemas mais comuns observados em estradas vicinais não pavimentadas são causados pela falta de capacidade de suporte do subleito, desempenho baixo da superfície de rolamento e deficiência no sistema de drenagem.
  • B Velocidade diretriz, no projeto geométrico de estradas, representa a velocidade média de utilização de um trecho viário com segurança e em condições aceitáveis de conforto, mesmo com pavimento molhado, quando o veículo estiver submetido apenas às limitações impostas pelas características geométricas, sem influência do tráfego.
  • C A pavimentação de ruas pode ser classificada em dois tipos: do tipo rígido, como alvenaria poliédrica, ou flexível, com materiais betuminosos.
  • D Entende-se por sistema de drenagem do pavimento de uma rodovia o conjunto de dispositivos, tanto de natureza superficial como de natureza subsuperficial ou profunda, construídos com a finalidade de acumular a água de sua plataforma.
  • E Os estudos geométricos para o Projeto de Pavimentação compreendem estudos do subleito e estudos de ocorrências de materiais para pavimentação.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento da política de desenvolvimento urbano de que trata a Constituição Federal, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas cidades, cujas diretrizes foram instituídas na Lei nº 12.587/2012. Sobre o tema, é correto afirmar que:

  • A É atribuição da União planejar, executar e avaliar a política de mobilidade urbana, bem como promover a regulamentação dos serviços de transporte urbano.
  • B A Lei tem como objetivo promover a inovação tecnológica para transportes coletivos.
  • C O Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do município.
  • D Os setores de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo não fazem parte da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
  • E Os entes federativos não poderão utilizar como instrumento de gestão do sistema de transporte e da mobilidade urbana a restrição e o controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados.

Com o intuito de atender as necessidades de deslocamento da população das cidades, é necessário estabelecer uma hierarquia de importância entre as vias urbanas, seja por quantidade de deslocamentos, por finalidade (deslocamento entre residência e locais e trabalho ou acesso a áreas de lazer), seja por outros motivos. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Proporciona acesso direto aos principais geradores de tráfego, tais como o centro da cidade e centros de emprego, e faz ligação de toda a área urbana. 2. Destinam-se a atender grandes fluxos de tráfego, servindo aos automóveis, caminhões e ônibus em viagens longas, sejam estas urbanas ou interurbanas. 3. Sua função básica é conectar as ruas locais com as vias arteriais, atendendo as viagens mais curtas e de menor velocidade. 4. Seu objetivo é assegurar o acesso das propriedades que lhe são vizinhas aos demais sistemas hierarquicamente superiores. 5. Controlam o acesso aos lotes marginais, minimizando os efeitos do atrito lateral e eliminando os principais pontos de conflito.
Coluna 2
( ) Vias expressas primárias. ( ) Sistema arterial principal. ( ) Vias arteriais primárias. ( ) Vias coletoras. ( ) Sistema local.
ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • B 2 – 1 – 5 – 3 – 4.
  • C 5 – 2 – 1 – 4 – 3.
  • D 4 – 5 – 3 – 1 – 2.
  • E 3 – 1 – 2 – 5 – 4.