Questões de Relatório de auditoria (Parecer de auditoria) (Auditoria)

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De acordo com a Norma 2400 do IPPF, o objetivo dos relatórios de auditoria é

  • A comunicar resultados de forma clara e fundamentada em evidências.
  • B garantir a veracidade material dos normativos aplicados.
  • C maximizar exclusivamente a segurança da informação da organização.
  • D divulgar informações financeiras para o público em geral.

Qual deve ser a opinião do auditor no caso em que não é possível obter evidência apropriada suficiente para suportar a opinião de autoria, e se conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizados?

  • A Sem ressalva.
  • B Com ressalva.
  • C Modificada.
  • D Adversa.
  • E Abstenção de opinião.

As normas brasileiras de contabilidade definem que o auditor deve modificar a opinião no seu relatório quando conclui, com base na evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis como um todo apresentam distorções relevantes ou não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as demonstrações contábeis como um todo não apresentam distorções relevantes. Sempre que o auditor obtiver as evidências de auditoria necessárias para sua análise e conclua que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis, deverá modificar sua opinião para:

  • A Opinião adversa.
  • B Opinião condicional.
  • C Opinião negativa.
  • D Opinião com ressalva.
  • E Opinião inconclusiva.

No contexto da auditoria independente, a respeito do parecer e do relatório de auditoria, é correto afirmar que:

  • A O parecer de auditoria pode ser classificado em quatro tipos: sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião.
  • B O relatório de auditoria deve incluir apenas as conclusões do auditor, sem necessidade de detalhar a metodologia utilizada.
  • C O parecer de auditoria é um documento informal que não precisa seguir normas específicas.
  • D O relatório de auditoria não precisa mencionar as responsabilidades da administração pelas demonstrações contábeis.
  • E O parecer de auditoria é emitido apenas quando há irregularidades nas demonstrações financeiras.

Segundo Pereira (2021), com relação à redação dos relatórios de auditoria, o Tribunal de Contas da União – TCU considera que devem ser observados determinados requisitos de qualidade.
Nesse contexto, ir direto ao assunto, utilizando linguagem sucinta, transmitindo o máximo de informações de forma breve, exata e precisa, refere-se ao requisito da

  • A clareza.
  • B completude.
  • C concisão.
  • D convicção.