Questões de Público Alvo (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

No contexto das mídias sociais, estabelecer relacionamento com o público é essencial; é uma forma eficiente de se promover a instituição e seus canais de informação, seja ela de âmbito público ou privado. No entanto, buscar uma aproximação e um maior relacionamento com um público demanda estratégias assertivas na divulgação de conteúdos dessas organizações. A respeito das estratégias para promoção do conteúdo institucional e o relacionamento com o público, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma estratégia bastante utilizada é humanizar as instituições a partir das representações de seus funcionários. No bojo dessa estratégia, os colaboradores são peças-chave na apresentação de relatos e experiências de trabalho, assim como apresentações de fotos da equipe. Na medida em que o público percebe as pessoas que estão por trás dos serviços oferecidos pela instituição, entende a humanização do trabalho e tende a se engajar mais nas redes daquela instituição.
II. A produção de vídeos institucionais, em pílulas, de curta duração, que abordam a rotina e os bastidores da organização são uma estratégia importante. No entanto, há de salientar que é preciso cuidar da qualidade, dos objetivos e da linguagem dessa produção. Os vídeos produzidos para mídias específicas necessitam de uma linguagem própria, um roteiro e uma qualidade capaz de encantar e engajar os seguidores dessa mídia.
III. O conteúdo institucional é uma ótima oportunidade para a organização se apresentar para o seu público, seja ele cliente ou um simples usuário. É um espaço importante para a valorização dos serviços e trabalhos prestados, ou mesmo assumir possíveis falhas e suas correções, estabelecendo, assim, maior transparência e um melhor relacionamento, seja com o público interno ou externo.
IV. Em uma rede social indireta, a interação é facilitada devido ao grande poder de expansão, interação e divulgação. Nesse caso, uma importante estratégia é investir em um ambiente de atendimento em outros canais, além daqueles que são oficiais, criando, assim, uma maior proximidade e uma relação de confiança entre a instituição e o usuário/cliente.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A IV.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E I, II e III.

A gestão das mídias digitais demanda o constante monitoramento e a avaliação dos resultados das ações implementadas nas mídias sociais. A visualização de resultados se dá, principalmente, por meio de ferramentas específicas para isso. Essas ferramentas apresentam os dados de acesso, permanência no site, origem de tráfego, localização geográfica, entre outras características que auxiliam na captação de dados e compreensão de quem é o público dessas mídias.

(CÂMARA, Marco Túlio Penas. Gestão de conteúdo em mídias sociais 2024. Adaptado.)

Sobre o uso de ferramentas no processo de gestão e monitoramentos das mídias sociais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. “As ferramentas como o Google Analytics, Adora Analytics, Hotjar ou Open Web Analytics são muito importantes para o monitoramento das redes sociais, pois permitem o acompanhamento do usuário ao visitar o site de uma determinada empresa ou instituição. Elas permitem mensurar as ações de comunicação no ambiente digital, através de relatórios diários, semanais ou mensais, por meios de tabelas e gráficos. Porém, os dados qualitativos fornecidos por esses instrumentos não garantem a obtenção de resultados positivos nas mídias sociais.”

PORQUE

II. “O mais importante é o alinhamento entre os dados quantitativos e os objetivos do planejamento de comunicação. Mais do que avaliar a quantidade de interação e engajamento é preciso avaliar a qualidade dessa relação, avaliar os sentimentos do público em relação à marca, instituição, ou mesmo o órgão público. Uma opinião, um feedback negativo, pode impactar muito no relacionamento com outros usuários. A percepção dos sentimentos pode definir os rumos e as estratégias de comunicação com o público.”

Assinale a alternativa correta.

  • A As duas asserções são proposições falsas.
  • B A asserção I é uma proposição falsa; a II uma proposição verdadeira.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira; a II uma proposição falsa.
  • D As duas asserções são proposições verdadeiras; a II é uma justificativa correta da I.
  • E As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta I.

No que diz respeito ao planejamento e ao diagnóstico em relações públicas e à seleção de público-alvo, julgue o item a seguir.


O diagnóstico em relações públicas deve ser contínuo, mesmo após o início da execução de estratégias, para garantir ajustes e maior alinhamento aos objetivos.

  • Certo
  • Errado

No que diz respeito ao planejamento e ao diagnóstico em relações públicas e à seleção de público-alvo, julgue o item a seguir.


Em campanhas institucionais, a segmentação de público-alvo pode ser flexível, mas ainda é necessária para garantir que a mensagem alcance grupos estratégicos.

  • Certo
  • Errado

No que diz respeito ao planejamento e ao diagnóstico em relações públicas e à seleção de público-alvo, julgue o item a seguir.


A seleção de público-alvo em relações públicas deve ser feita prioritariamente com base em dados demográficos, aspecto que oferece a maior objetividade na segmentação.

  • Certo
  • Errado