Questões de Design na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

O trabalho com produtos gráficos necessita de profissionais que tenham criatividade, capacidade de gerenciamento de prazos, conhecimento técnico e administrativo, entre outras habilidades. Sobre este trabalho é INCORRETO afirmar que:

  • A O produtor gráfico é o responsável por desenvolver projetos gráficos de livros, jornais, revistas e websites.
  • B Desde o surgimento da impressão em massa, desenvolvida por Johannes Gutenberg, os processos e as técnicas gráficas permanecem praticamente as mesmas.
  • C Em banners, outdoors e outros impressos maiores, não se deve utilizar traçados de espessura fina (light) ou extra fina (extra thin), porque são de difícil leitura.
  • D As etapas do processo são diferentes se a produção gráfica for manual ou computadorizada.
A cor é um elemento funcional importante, que pode intensificar o texto e a imagem, atribuindo-lhes uma característica peculiar. Sobre a combinação de cores usada no layout de um site, analise as afirmativas a seguir. I. Não carregue o site com cores em demasia. Uma cor pode “brigar” com a outra e as informações importantes podem ser esmagadas pelas cores. II. Dê importância aos contrastes. Cores escuras sobre um fundo preto pode ser desastroso. III. Público sofisticado responde melhor às cores vivas, fortes. Neste caso, não tenha medo de utilizar o amarelo, o verde-limão, o roxo, o laranja. Público jovem, por sua vez, prefere cores discretas, como o preto, o azul-escuro, o verde-escuro, o cinza. Estão corretas as afirmativas
  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.

Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,

  • A salmão − laranja.
  • B violeta − verde.
  • C violeta − laranja.
  • D rosa − verde.
  • E rosa − laranja.

Assinale a alternativa que apresenta a etapa que não faz parte do processo gráfico.

  • A Criação, na qual o designer ou publicitário, é o responsável por esse trabalho, elaborando de acordo com as necessidades e desejos do cliente. Parte visual e escrita se alinham
  • B Pré-Impressão, onde um conjunto de ações adotadas após a finalização do arquivo são colocadas em pratica e as possibilidades criadas são testadas, antes da impressão propriamente dita. Visa identificar e corrigir eventuais falhas no arquivo, para garantir a alta qualidade da impressão
  • C Impressão é a fase em que as ideias são materializadas com o processo de impressão propriamente dito, em gráfica
  • D Secagem, fase em que o material é exposto para dar forma definitiva
  • E Acabamento se dá quando todos os detalhes são trabalhados, como corte, revestimentos, aplicação de vernizes, dando forma definitiva ao material impresso

Relacione as colunas a seguir

1. Comunicação pública

2. Clipping

3. Imagem Institucional

4. Design gráfico

5. Nota oficial


( ) forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas artísticas e publicitárias de visibilidade.

( ) visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.

( ) processo de acompanhamento da imagem de uma empresa junto a mídia por um arquivo que registra as publicações sobre a empresa.

( ) comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta a sua relação com o público.

( ) instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm natureza pública e interesse coletivo.



A sequência que expressa corretamente, de cima para baixo,a correlação entre as colunas é

  • A 4-3-1-5-2.
  • B 3-4-1-5-2.
  • C 3-4-5-2-1.
  • D 4-3-2-5-1.