Questões de Problemas ambientais e medidas de conservação (Biologia)

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Será que existe mesmo a contribuição humana para o aquecimento global? Essa é uma dúvida e esse assunto causa divergências até que ponto ele é um processo natural ou ainda até que ponto ele é causado ou aumentado pelas ações humanas. No entanto, não há dúvidas de que o processo de aquecimento global tem contribuição humana e existem evidências que comprovam esse fato, julgue os itens a seguir como (V) verdadeiros ou (F) falsos sobre essas evidências.
I.(__)A velocidade do aquecimento global é uma dessas evidências. II.(__)Segundo as pesquisas, apenas as causas naturais, como, radiação solar e o vulcanismos, sozinhos não seriam capazes de elevar a temperatura nesse patamar que se encontra de forma tão rápida e acentuada. III.(__)A diminuição da concentração de CO2 também é um efeito observado.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.V, II.F, III.F.
  • B I.F, II.V, III.V.
  • C I.F, II.F, III.V.
  • D I.V, II.V, III.F.
As comunidades biológicas variam muito quanto ao número de espécies. Uma floresta tropical, por exemplo, apresenta mais espécies de árvores que uma floresta temperada. Os ecólogos buscam compreender essa variação em escalas espaciais e temporais. Dentre os descritores das comunidades destacam-se a diversidade e composição de espécies, importantes base científica para a geração de hipóteses. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
  • A A diversidade de espécies é uma medida que combina o número de espécies (a riqueza de espécies) e suas abundâncias relativas (equabilidade de espécies).
  • B Comunidades com dominância de certas espécies, apresentam alta diversidade de espécies.
  • C Riqueza de espécies informa sobre espécies comuns ou raras da comunidade.
  • D A diversidade de espécies considera apenas a riqueza de espécies sem qualquer informação sobre a uniformidade de distribuição das espécies nas comunidades.
  • E Equabilidade é a medida mais fácil de determinar, e considera simplesmente a soma de todas as espécies na comunidade em questão.


Considerando essa problemática e o que está previsto na Lei Nº 9.795 de 1999 que institui a Política de Educação Ambiental no país, são objetivos da Educação Ambiental no Brasil:


I. O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações;

II. O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;

III. O fortalecimento da compreensão da ciência como produtora de tecnologias que proporcionam apenas o bem-estar social;

IV. O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;

V. O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade;

VI. O desenvolvimento de competências socioemocionais restritas a práticas conservacionistas ou sobre reciclagem.


Desse modo, podemos afirmar que:

  • A Apenas o item I está errado.
  • B O item V está errado.
  • C O item II e V estão corretos, mas o item VI está errado.
  • D Os itens II, III, V estão corretos, mas o item I está errado.
  • E Todos os itens estão corretos.

Um aterro de resíduos sólidos pode ser considerado um reator biológico em função dos gases produzidos da decomposição da matéria que podem ser aproveitados para a produção de energia útil, como eletricidade, combustível veicular, ou para caldeiras e fogões. São os principais gases componentes do biogás produzido nesse processo:

  • A CO2 e CH4.
  • B CO2 e H2S.
  • C CH4 e H2S.
  • D CO2 e NH3.

As atividades urbanas são destaques como principais fontes de poluição, além disso, é importante ressaltar que os poluentes estão concentrados nas camadas mais próximas da superfície da Terra. Existem diversas maneiras de se classificarem os poluentes, no entanto, normalmente eles são divididos em primários e secundários. Marque a alternativa que corresponde CORRETAMENTE a essa divisão.

  • A Primários: são aqueles emitidos por fontes naturais. Secundários: são os poluentes oriundos das ações antrópicas
  • B Primários: são aqueles poluentes que se encontram nas camadas mais baixas da atmosfera. Secundários: são os poluentes encontrados nas camadas mais altas da atmosfera.
  • C Primários: são os poluentes que dissipam primeiro na camada da atmosfera. Secundários: são os que demoram muito tempo para se dissiparem na atmosfera.
  • D Primários: aqueles que são diretamente emitidos por uma fonte. Secundários: aqueles que são formados por reações químicas entre os poluentes primários e constituintes naturais da atmosfera.