Questões de Ecologia e ciências ambientais (Biologia)

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Será que existe mesmo a contribuição humana para o aquecimento global? Essa é uma dúvida e esse assunto causa divergências até que ponto ele é um processo natural ou ainda até que ponto ele é causado ou aumentado pelas ações humanas. No entanto, não há dúvidas de que o processo de aquecimento global tem contribuição humana e existem evidências que comprovam esse fato, julgue os itens a seguir como (V) verdadeiros ou (F) falsos sobre essas evidências.
I.(__)A velocidade do aquecimento global é uma dessas evidências. II.(__)Segundo as pesquisas, apenas as causas naturais, como, radiação solar e o vulcanismos, sozinhos não seriam capazes de elevar a temperatura nesse patamar que se encontra de forma tão rápida e acentuada. III.(__)A diminuição da concentração de CO2 também é um efeito observado.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.V, II.F, III.F.
  • B I.F, II.V, III.V.
  • C I.F, II.F, III.V.
  • D I.V, II.V, III.F.

A mosca-branca secreta uma substância chamada melada, que é rica em carboidratos. Um estudo realizado em uma plantação de mandioca relata interações entre formigas, abelhas sem ferrão e moscas-brancas secretoras de melada. Nessas interações, as formigas se beneficiam da melada e, em troca, protegem as moscas-brancas contra seus predadores naturais. Em períodos de escassez alimentar, abelhas sem ferrão consomem a melada, mas não oferecem proteção às moscas. As abelhas escolhem moscas-brancas localizadas em folhas de mandioca sem formigas para buscar pela melada, e quando as formigas percebem sua presença, exibem comportamento agressivo e espantam as abelhas das folhas. Considerando as interações ecológicas entre moscas-brancas, formigas e abelhas sem ferrão, é correto afirmar:

  • A As formigas são predadoras das abelhas sem ferrão, das moscas-brancas e das folhas de mandioca.
  • B Abelhas sem ferrão têm relação de comensalismo com as moscas-brancas e de competição com as formigas.
  • C Abelhas sem ferrão e formigas têm relação de competição entre si e de mutualismo com as moscas-brancas.
  • D Abelhas sem ferrão e formigas são predadores das moscas-brancas e das folhas de mandioca.
  • E Formigas têm relação de comensalismo com as moscas-brancas e de predação com as abelhas sem ferrão.

Sobre os ciclos biogeoquímicos, que possibilitam a interação dos elementos com o meio ambiente e com os seres vivos, assinale a alternativa correta.

  • A Raízes de leguminosas como feijão, soja e ervilha possuem a capacidade de associação com bactérias fixadoras de nitrogênio.
  • B O aquecimento global é decorrente da redução da taxa de oxigênio da atmosfera e do aumento das emanações de dióxido de enxofre.
  • C As cianobactérias são capazes de degradar matéria inorgânica e disponibilizar o fósforo para outros seres vivos.
  • D A principal forma de incorporar nitrogênio atmosférico (N2) em moléculas orgânicas é por meio da absorção foliar durante a fotossíntese.
  • E A preservação de florestas contribui para a diminuição do efeito estufa, pois garante a captura de CO2 atmosférico por meio da respiração das plantas.


Considerando essa problemática e o que está previsto na Lei Nº 9.795 de 1999 que institui a Política de Educação Ambiental no país, são objetivos da Educação Ambiental no Brasil:


I. O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações;

II. O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;

III. O fortalecimento da compreensão da ciência como produtora de tecnologias que proporcionam apenas o bem-estar social;

IV. O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;

V. O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade;

VI. O desenvolvimento de competências socioemocionais restritas a práticas conservacionistas ou sobre reciclagem.


Desse modo, podemos afirmar que:

  • A Apenas o item I está errado.
  • B O item V está errado.
  • C O item II e V estão corretos, mas o item VI está errado.
  • D Os itens II, III, V estão corretos, mas o item I está errado.
  • E Todos os itens estão corretos.

Dados de sobrevivência populacional de uma espécie podem ser representados pelo gráfico da curva de sobrevivência. Essas curvas são categorizadas em três tipos (I, II e III) e resumem o número de indivíduos que sobreviverão até diferentes idades. Analise o gráfico abaixo e assinale a alternativa correta.



  • A Nas populações de curva de sobrevivência tipo I, a maioria dos indivíduos morrem ainda jovem.
  • B Em populações com curva de sobrevivência tipo II, a maioria dos indivíduos sobrevivem até idades avançadas.
  • C Em populações de curva de sobrevivência tipo III, indivíduos estão em constante perigo de morte ao longo da vida.
  • D Na curva de sobrevivência tipo I, os indivíduos recém-nascidos, juvenis e jovens possuem alta taxa de sobrevivência, enquanto as taxas de mortalidade não começam a crescer até alcançarem idades avançadas.
  • E Curvas de sobrevivência tipo II o tipo mais comum observado na natureza e são típicas de espécies que produzem prole numerosa.