Questões de Ecologia e ciências ambientais (Biologia)

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A desertificação é um problema complexo. Para lutar contra ela é preciso, ao mesmo tempo, combater a pobreza e implementar ações estratégicas e políticas que melhorem o uso e manejo da terra. Ou seja, devem ser considerados, de forma integrada, os aspectos ambientais, sociais e econômicos dos ecossistemas. Assim, para combater a desertificação e promover o desenvolvimento das terras secas é imperativo que se valorize o conhecimento das populações locais e suas experiências bem-sucedidas de conviver, sobreviver e produzir em um ambiente geoclimático caracterizado por eventos frequentes de fortes secas. A desertificação é um processo ambiental que ameaça diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil.
Esse fenômeno está associado principalmente:

  • A À elevação do nível do mar, que provoca a salinização do solo em áreas costeiras.
  • B À ocupação de áreas de floresta tropical para a expansão da agricultura irrigada.
  • C À degradação de terras em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas devido a fatores climáticos e atividades humanas.
  • D Ao aumento da umidade no solo causado por chuvas intensas e mal distribuídas.
  • E À degradação de regiões semiáridas e litorâneas, levando a quadro de inutilização dos solos.

Os conhecimentos sobre arborização urbana têm o objetivo de ser uma ferramenta de orientação, difusão e sensibilização frente ao importante papel das árvores no ambiente urbano.

De acordo com os conhecimentos sobre arborização urbana,

  • A devem ser plantadas árvores específicas em solos muito ácidos, que não necessitam de correção do pH.
  • B qualquer tipo de muda pode ser plantada por moradores nos espaços das calçadas pavimentadas e sem a necessidade de proteção.
  • C deve-se priorizar o plantio de árvores de espécies nativas de porte médio e grande, com análises prévias ao espaço urbano.
  • D árvores que são espécies exóticas devem ser eliminadas do espaço urbano para evitar a dispersão de pragas e a competição intraespecífica.
  • E a poda de partes das árvores pode ser realizada por moradores ou funcionários da prefeitura sem autorização prévia do órgão ambiental.

Observe a imagem a seguir, que mostra um exemplo clássico de relação ecológica entre espécies diferentes: Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (Disponível em: www.apiariosantoantonio.com.br)

Sobre essa relação ecológica, é correto afirmar que se trata de

  • A uma competição interespecífica, em que diferentes espécies disputam o mesmo recurso.
  • B uma relação desarmônica, pois o polinizador se beneficia enquanto a planta é prejudicada.
  • C uma relação harmônica do tipo mutualismo, em que ambas as espécies envolvidas se beneficiam.
  • D uma forma de parasitismo, pois o polinizador se alimenta da planta e impede sua reprodução.
  • E uma forma de herbivoria, pois o polinizador se alimenta da planta e facilita a sua reprodução.

O elemento químico nitrogênio é fundamental na formação de unidades monoméricas como os aminoácidos e os nucleotídeos. A atmosfera é um reservatório enorme de nitrogênio, porém, ele está numa forma quimicamente inerte (N2), ou seja, não pode ser usado pela maioria dos organismos devido à alta energia necessária para quebrar a ligação tripla que há entre dois nitrogênios.

(Michael L. Cain et al. Ecologia, 2011. Adaptado)

Considerando que as queimadas de ações antrópicas afetaram as populações de bactérias Nitrosomonas e Nitrobacter, haveria prejuízo ao ciclo do nitrogênio devido ao fato de que a ausência desses organismos impede a

  • A fixação biológica, etapa que forma a amônia no solo.
  • B desnitrificação, devolvendo o nitrogênio para atmosfera.
  • C nitrificação, etapa que sintetiza o nitrito e o nitrato no solo.
  • D amonificação, etapa que sintetiza amônia no solo.
  • E produção de amônio, devido à falta das bactérias decompositoras.

Os microplásticos (MP) são polímeros menores que 5 mm de diâmetro, fabricados para compor produtos, como cosméticos e medicamentos, ou formados a partir da fragmentação de plásticos maiores pela exposição a fatores ambientais (ondas, ventos, radiação solar). Eles não podem ser removidos pelos processos realizados nas estações de tratamento de água, e mantém-se praticamente inalterados, chegando assim aos oceanos e demais corpos aquáticos. A imagem a seguir mostra a origem dos MP e um problema ambiental ocasionado pela sua presença no ambiente:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
(Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/ pdf/v45n6a09.pdf. Adaptado)

Considerando as informações do texto e da imagem, verifica-se que a presença de MP em corpos aquáticos pode representar um problema ambiental, porque

  • A prejudica espécies filtradoras, como mexilhões, de tamanho corporal reduzido, que não são capazes de ingerir os MP.
  • B afeta peixes pequenos, que conseguem ingerir os MP, mas digerem esses poluentes e não os repassam a níveis tróficos superiores.
  • C ocorre acúmulo progressivo dessas substâncias de um nível trófico para outro ao longo da cadeia alimentar.
  • D são substâncias tóxicas absorvidas pelos organismos de maneira individual e não cumulativa.
  • E afeta os seres humanos, que absorvem a menor parcela dos MP, já processados ao longo da cadeia alimentar.