Leia o texto a seguir:
No 4o e 5o ano há uma alteração significativa, tendo em vista o que tradicionalmente é aprendido nesta fase, em que a História se desloca do particular e da localidade onde se vive para tempos e espaços mais longínquos. Tal mudança apresenta-se como possibilidade de melhorar a articulação com os Anos Finais do Ensino Fundamental, diminuindo o descompasso entre essas duas fases da escolarização.
(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação, Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)
Nesta perspectiva, entre os temas indicados pelo Currículo Paulista para 4o e 5o ano, é correto identificar
- A as sociedades da Antiguidade Ocidental, Grécia e Roma, em especial na sua dimensão política.
- B o período colonial brasileiro e o processo de formação social e cultural da sociedade brasileira.
- C o advento da modernidade, as grandes navegações, o renascimento e a reforma protestante.
- D o surgimento dos seres humanos, o nomadismo, o aparecimento da escrita e da agricultura.
- E as origens do cristianismo e do islamismo no contexto de formação da sociedade medieval.