Um professor de História desenvolveu com seus estudantes uma sequência didática sobre o nazismo alemão, na qual demonstrou como essa ideologia política se utilizou amplamente dos mais modernos meios tecnológicos da época (a fotografia, o rádio, o cinema) para persuadir e seduzir a população alemã, a ponto de convencê-la a matar e morrer numa guerra pela defesa da “pátria” e da “raça ariana”, submetida a um líder autoritário e inquestionável.
Pautados por essa compreensão, os estudantes devem analisar duas imagens retiradas de um clássico filme documentário produzido pelos nazistas como propaganda de sua ideologia:
Fonte O triunfo da vontade, filme em longa metragem dirigido por Leni Riefenstahl. Alemanha, 1935.
Diante de tal análise, e considerando o conhecimento pedagógico do conteúdo, deve-se destacar nessas duas imagens:
I. O caráter antigo das imagens em preto e branco mostrando as condições de produção da época e que ambas apresentam o povo e os soldados unidos pelos mesmos ideais que orientavam o nazismo (a adoração ao líder e a guerra como destino).
II. Na figura 1 o povo é retratado como unido pelo gesto de saudação adotado pelos nazistas. Na figura 2 o símbolo do partido nazista (a suástica) lidera a marcha ordenada dos jovens soldados.
III. Na figura 1 o povo se submete alegremente ao Estado (ou ao líder) e na figura 2 essa submissão é organizada na forma de um exército que marcha harmonicamente.
IV. Na figura 1 o povo representaria a autorização para a existência do regime e de seus planos. Na figura 2 esse povo se organiza como um exército que marcha em direção ao futuro, sob a imagem da suástica, para realizar as pretensões expansionistas e bélicas do regime.
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.
- A I, II e IV, apenas.
- B II, III e IV, apenas.
- C I, II e III, apenas.
- D I, III e IV, apenas.
- E I, II, III e IV.