Questões de Os Pré-Socráticos (Filosofia)

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Na Grécia, a passagem do mundo tribal à pólis, determina a mudança da maneira de pensar, que antes era predominantemente mítica e depois, com o aparecimento das cidades, faz surgir a racionalidade crítica, típica do pensar filosófico. O advento da pólis grega é concomitante a outras transformações também marcantes, como o aparecimento da escrita, da moeda, dos legisladores. Essas transformações culminam com a figura do cidadão e do filósofo, em um mundo antes marcado pelo desígnio divino. A aventura filosófica dos gregos tem a sua influência até os dias atuais e a filosofia grega costuma ser dividida em três períodos, sendo: 


I- Período pré-socrático, (séculos VII e VI a.C).


II- Período socrático ou clássico, (séculos V e IV a.C).


III- Período pós-socrático, (séculos III e II a.C). 


Cada período da filosofia grega tem suas marcas ou abrangências.  


A- Caracteriza-se pela expansão macedônica sobre os territórios gregos e a formação do império de Alexandre Mágno.


B- Desse período fazem parte o próprio Sócrates e seu discípulo Platão.


C- Abrange os filósofos das colônias gregas que iniciaram o processo de desligamento entre filosofia e o pensamento mítico.


D- Os sofistas são desse período e foram duramente criticados por seus contemporâneos. Sobre os períodos da filosofia grega, podemos afirmar que a relação correta está presente na alternativa:  

  • A I – A / II – C / III – B / II – D.
  • B I – B / II – A / III – C / II – D.
  • C I – C / II – B / III – A / II – D.
  • D I – C / II – B / III – C / II – D.

A oposição entre Heráclito e Parmênides representa um marco no pensamento filosófico dos Pré-socráticos, destacando abordagens opostas à realidade. Sobre as ideias de Heráclito e Parmênides, assinale a afirmativa correta.

  • A Heráclito e Parmênides defendiam a mesma teoria, mas com interpretações opostas sobre o papel do logos.
  • B Heráclito defendia que o ser era imóvel e eterno; Parmênides afirmava que tudo estava em constante mudança.
  • C Heráclito acreditava que o mundo era marcado pela mudança constante; Parmênides defendia a imutabilidade do ser.
  • D Tanto Heráclito quanto Parmênides concordavam que o fogo era o princípio essencial, mas divergiam quanto à sua manifestação.

Os pensadores da Escola Itálica, especialmente Pitágoras, introduziram um enfoque inovador ao associar arché a conceitos matemáticos. Com base nas ideias de Pitágoras e seus seguidores, assinale a afirmativa correta.

  • A Pitágoras afirmava que a água era o princípio essencial, destacando o seu papel na harmonia universal.
  • B Filolau defendia que a harmonia era alcançada pela relação numérica entre os elementos do cosmos.
  • C Os pitagóricos negavam a importância de explicações baseadas em fundamentos universais, valorizando apenas observações práticas.
  • D Árquitas de Tarento rejeitava a importância dos números, enfatizando que apenas as sensações eram capazes de explicar o cosmos.

Na ‘Carta sobre a Felicidade’, Epicuro relata que passou a acompanhar os ensinamentos de Nausífanes, filósofo atomista que o inicia no pensamento de:

  • A Lâmpsaco.
  • B Tales de Mileto.
  • C Demócrito.
  • D Heráclito.

Os pensadores da Escola Jônica buscaram explicar o mundo por meio de um princípio único e racional, denominado arché. Com base nos fundamentos da Escola Jônica, identifique corretamente o elemento que cada pensador considerava como arché.

  • A Tales de Mileto considerava o fogo como arché; Anaximandro identificava o apeiron; e Anaxímenes atribuía o título ao ar.
  • B Tales de Mileto e Anaxímenes consideravam a água como arché; Anaximandro rejeitava um princípio físico, defendendo o fogo.
  • C Tales de Mileto acreditava que o ar era o arché; Anaximandro e Anaxímenes defendiam o mesmo princípio, mas com interpretações diferentes.
  • D Tales de Mileto via a água como arché; Anaximandro identificava o apeiron como princípio infinito; e Anaxímenes considerava o ar como a origem de todas as coisas.