Questões de Nutrição do Adolescente (Nutrição)

Limpar Busca

A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, que compreende, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de 10 a 19 anos. Durante essa fase, ocorrem mudanças físicas, psíquicas e emocionais e a alimentação desempenha importante papel no estado de saúde do adolescente. Sobre a avaliação nutricional, aspectos clínicos, laboratoriais ou recomendação nutricional na adolescência, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Os meninos crescem em média 8,0 cm/ano no estirão puberal e as meninas em média 6,5 cm/ano.
  • B A anemia por deficiência de ferro é a carência nutricional mais prevalente no mundo e também é encontrada na fase da adolescência.
  • C Na avaliação nutricional usa-se o IMC por idade e estatura por idade, sendo obesidade quando o escore-z é maior ou igual a +2 e menor ou igual a +3.
  • D Segundo IOM (2011) a recomendação do cálcio é igual para ambos os gêneros, sendo 1300 mg/dia dos 10 aos 18 anos; e 1000 mg/dia aos 19 anos.
  • E No início do estágio do estirão pubertário, a adolescente pode apresentar um aspecto longilíneo e emagrecido podendo ser classificada como de baixo peso pelos indicadores peso e altura.
A ingestão diária recomendada de ferro entre as mulheres aumenta de 8 mg/dia antes dos 13 anos (ou antes do início da menstruação). Qual a recomendação de ferro para mulheres após o início da menstruação? 
  • A 20 mg/dia.
  • B 25 mg/dia.
  • C 15 mg/dia.
  • D 10 mg/dia.

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil tem como objetivo avaliar as práticas de aleitamento materno, alimentação complementar e consumo alimentar, o estado nutricional antropométrico e a epidemiologia das deficiências de micronutrientes entre crianças brasileiras menores de cinco anos. Diversos índices antropométricos podem ser utilizados para o diagnóstico nutricional. Os índices recomendados para diagnosticar crianças e adolescentes são , respectivamente,

  • A peso por idade e estatura por idade.
  • B IMC e circunferência da cintura.
  • C perímetro cefálico e peso por idade.
  • D IMC por idade e circunferência do braço
Uma boa maneira de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança e do adolescente e detectar precocemente os distúrbios nutricionais como a desnutrição ou a obesidade, é através do monitoramento do crescimento e do desenvolvimento realizando a avaliação nutricional.
Observando esta afirmativa, podemos afirmar que 
  • A os índices antropométricos mais amplamente utilizados na avaliação do estado nutricional dos adolescentes são a prega subcutânea subescapular e o peso para estatura.
  • B crianças de 5 a 10 anos incompletos devem seu crescimento monitorado pelo peso para idade e pelo peso para a estatura.
  • C investigar as principais causas de atraso caso o crescimento pré-puberal seja menor que 8 cm ano em adolescentes na fase puberal.
  • D acompanhar anualmente as crianças e os adolescentes em caso de rastreamento de risco nutricional.
  • E a avaliação nutricional de adolescentes deve incluir o estágio puberal utilizando os critérios de Tanner (masculino e feminino).

Quanto aos estágios de maturação sexual, ao estado nutricional, à antropometria e à composição corporal de adolescentes, julgue os itens que se seguem. I No sexo feminino, o pico de velocidade de crescimento (9 cm/ano) ocorre, geralmente, aos treze anos de idade, sendo referente ao estágio 3 de desenvolvimento mamário. II No sexo masculino, o pico de velocidade de crescimento ocorre, normalmente, em torno dos onze anos de idade, coincidindo com o estágio 4 do desenvolvimento da genitália, caracterizado pela velocidade de 10,3 cm/ano. III A classificação do índice de massa corporal (IMC) do adolescente nunca está relacionada com seu estágio de maturação sexual. IV Em ambos os sexos, a maturação sexual precoce constitui um fator de risco para o maior percentual de gordura corporal. Assinale a alternativa correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas os itens I e II estão certos.
  • C Apenas os itens I e IV estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.