Questões de Microfone (Áudio e Vídeo)

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O padrão polar de um microfone é o espaço tridimensional mais sensível ao som ao redor da cápsula, por isso há microfones com características específicas de acordo com a necessidade de uso do equipamento. Dentre eles, há os microfones cardioides que têm por característica captar
  • A por igual todo o entorno do microfone.
  • B o som lateral e de trás, diminuindo a parte frontal. 
  • C o som da frente, ignorando sons e ruídos que ficam na parte de trás.
  • D o som da frente e de trás, ignorando sons e ruídos que ficam as laterais.

Para se obter um produto audiovisual com qualidade técnica é necessário escolher o tipo de microfone que melhor se adequa às situações que se quer retratar. Com relação aos microfones condensadores podemos afirmar que 

  • A são muito versáteis e resistentes, mas são menos sensíveis para captar os detalhes dos áudios
  • B são eficientes para captar áudio com riqueza de detalhes e necessitam de phantom power, tensão de alimentação contínua de 48 volts
  • C usam uma bobina de fio metálico suspensa num campo magnético, com alimentação elétrica para captar melhor os ruídos da cena
  • D usam a vibração de um diafragma como dispositivo, são duráveis e com sensibilidade baixa para ambientes ruidosos

Denomina-se transdutor qualquer dispositivo que transforma um tipo de energia em outro. No áudio, temos alguns tipos de transdutores, como os microfones que convertem ondas sonoras em sinais elétricos. Além disso, existem diferentes métodos de transdução que fazem essa conversão e, muitas vezes, dão nome aos tipos de microfones.
São tipos de microfones, exceto:

  • A Piezoelétrico.
  • B Condensador.
  • C Convolução.
  • D Fita.

Uma das estratégias para prevenir a ocorrência de realimentação acústica, comumente denominada microfonia, consiste na escolha dos padrões polares dos diferentes tipos de microfones. Em aplicações ao vivo, o número de monitores de palco ou a disposição das caixas de retorno podem ser fatores decisivos para a atenuação desse fenômeno indesejado, a partir da escolha dos microfones.
Observe a imagem abaixo, em que MIC representa a posição de um microfone dinâmico e “Monitor 1” e “Monitor 2” indicam a localização dos monitores de palco. 



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas




O padrão polar do microfone mais apropriado para minimizar a captação de som proveniente dessas caixas e, consequentemente, evitar a microfonia é

  • A condensador.
  • B omnidirecional.
  • C cardioide.
  • D supercardioide.

Para captação sonora em produções audiovisuais, é possível trabalhar com diferentes categorias de microfones, cada qual mais adequado a certos objetivos, seja a captação de voz, instrumentos, fontes diversas, dentre outras tantas possibilidades. Há um grupo cujo diafragma é formado por uma bobina magnética móvel bastante recomendado para pressões sonoras elevadas (ou sound pressure level), como a de alguns instrumentos musicais, a se destacar a bateria. A esse grupo dá-se o nome de:

  • A Microfones de fita.
  • B Microfones condensadores de cápsula larga.
  • C Microfones dinâmicos.
  • D Microfones lapelas. 
  • E Microfones mononucleares digitais.